Mulheres Yawanawás lançam marca própria para peças artesanais

O coral de mulheres Yawanawá fez uma apresentação com cantos tradicionais (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Coral de mulheres Yawanawá fez uma apresentação com cantos tradicionais (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Com cantos tradicionais, exposição de fotografias e rodas de debate teve início a Semana Yawa, no Via Verde Shopping, na noite des terça-feira, 1.

A abertura contou com a participação do diretor de comunidades e mercado, da Forest Trends, José Roberto Borges, da diretora-presidente do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação dos Serviços Ambientais (IMC), Magaly Medeiros, do assessor Especial dos Povos Indígenas, Zezinho Kaxinawá, da presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), Karla Martins, lideranças indígenas e da sociedade civil.

Durante a abertura as mulheres Yawanawás lançaram a marca Raitihu, que na língua indígena quer dizer adorno, e que vai ser usada em todas as peças artesanais produzidas pelas artesãs, de todas as aldeias do Acre, e comercializada durante a semana, em uma loja no shopping.

“Além, de ser a realização de um sonho, é uma homenagem a todas as mulheres yawanawás. Esse é um projeto que nós acreditamos e que recebemos ajuda, que foi fundamental, para que hoje virasse realidade”, disse Júlia Yawanawá, representante da comunidade.

Na oportunidade o Forest Trends, lançou a publicação Matriz Brasileiras de Serviços Ecossistêmicos. O livro que será distribuído gratuitamente apresenta as tendências globais e regionais dos mercados de serviços ambientais.

A organização é parceira do povo Yawanawá na realização do projeto, que conta também com o apoio do governo do Estado, por meio do IMC.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter