Mutirão de cirurgias em Tarauacá devolve qualidade de vida a pacientes

No último fim de semana (20 a 23 de abril), 32 pacientes do Hospital Dr. Sansão Gomes, em Tarauacá, passaram por cirurgias de hérnia, vesícula, lipoma e histerectomia. Os mutirões cirúrgicos, que vêm sendo realizados pelo governo do Estado uma vez ao mês no hospital desde 2015, já beneficiaram cerca de 400 pacientes somente no ano passado.

“Durante esses quatro dias, além dos pacientes de Tarauacá, recebemos pacientes do Jordão e de Feijó e também um que mora no último seringal do Rio Murú e que há 15 anos sofria com uma hérnia, por não ter como vir ao município. Isso é muito gratificante”, comemorou a gerente-geral do hospital, Anísia Aragão.

Mais de 30 pacientes passaram por cirurgias de hérnia e vesícula, entre outros procedimentos (Foto cedida)

Cirurgias desse tipo eram feitas somente em Rio Branco e Cruzeiro do Sul, ou quando a equipe do Hospital das Clínicas (HC) da capital promovia mutirões de cirurgia na unidade de saúde em Tarauacá.

Os pacientes da região que necessitavam desse tipo de atendimento eram encaminhados via Tratamento Fora de Domicílio (TFD) até Rio Branco. Com a contratação de mais dois médicos, os procedimentos cirúrgicos passaram a ser realizados no próprio município.

“Sabemos que quando o paciente consegue fazer uma cirurgia na sua cidade, próximo aos seus familiares, a recuperação acontece com mais qualidade. O nosso papel é fazer com que cada vez mais as unidades de saúde do interior tenham condições de fazer esses procedimentos”, afirma Gemil de Abreu Júnior, secretário de Estado de Saúde.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter