Mutirão reduz fluxo do HC e diminui tempo de espera por cirurgias no estado

Médicos realizaram 22 cirurgias em Sena Madureira durante mutirão (Foto: Cedida)

No último fim de semana, 22 pacientes de Sena Madureira, Manoel Urbano e Santa Rosa passaram por procedimentos de cirurgia geral e ginecológica, no hospital João Câncio Fernandes, em Sena Madureira.

O mutirão faz parte do Plano de Cirurgias Eletivas, lançado em junho pelo governo do Estado. O plano prevê um trabalho integrado da Central de Regulação de Internação Estadual com os Núcleos Interno de Regulação (NIR) do HC e do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), que tem como objetivo ampliar o acesso e reduzir o tempo de espera por cirurgias eletivas.

“Os pequenos e médios procedimentos passam a ser realizados nos hospitais de pequeno porte da sua própria região para desafogar o fluxo no HC e facilitar a vida do usuário, evitando deslocamento”, explicou a coordenadora da Rede de Urgência e da Central de Regulação de Leitos da Sesacre, Lúcia Carlos Paiva.

A programação de cirurgias obedecerá um cronograma pelo qual os usuários cadastrados serão agendados para o procedimento seguindo os critérios estabelecidos para fila única, ou seja, tempo de espera e grau de prioridade indicado e justificado pelo cirurgião.

Os médicos reguladores são os responsáveis por fazer o processo de agendamento das cirurgias e o mapa cirúrgico.

As seguintes unidades de saúde passam a ser referência para procedimentos cirúrgicos como hérnia, vesícula, cirurgia ginecológica e outros:

– Hospital João Câncio Fernandes (Sena Madureira) que atenderá aos municípios de Manoel Urbano e Santa Rosa do Purus.

– Hospital Raimundo Chaar (Brasileia) para Brasileia, Assis Brasil, Xapuri e Epitaciolândia.

– Hospital Sansão Gomes (Tarauacá), para Tarauacá, Feijó e Jordão.

– Hospital Regional do Juruá (Cruzeiro do Sul), para atender aos usuários de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter.

Atualização cadastral é necessária

Os usuários cadastrados na Central de Agendamentos de Cirurgias (CAC) do HC e que aguardam por procedimento cirúrgico devem entrar em contato com a central de Regulação por meio dos telefones (68) 3222-8177 e (68) 3244-1517 no horário das 7h30 às 17h30 para atualização dos dados.

“Há um elevado número de pessoas que não atendem as chamadas. Alguns já trocaram de número, então é importante atualizar o cadastro, para que ocorra o planejamento dos mutirões seguindo a fila única”, enfatizou Lúcia.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter