Na Califórnia, Tião Viana apresenta oportunidades de investimento sustentável no Acre

palestra-governador-nos-eua
Objetivo da ida à Califórnia é atrair investidores e fomentar o desenvolvimento sustentável das cadeias de proteína animal (Foto: Andréa Zílio)

Não se trata apenas de atrair investidores, mas atrair parceiros que trilhem o mesmo caminho que valoriza o ativo ambiental do Acre. Com esta premissa em seu primeiro dia de agenda em São Francisco, na Califórnia (EUA), o governador Tião Viana teve duas importantes reuniões com o Encourage Capital, grupo de investidores que visa mudar a forma como o capital de investimento é usado para resolver problemas ambientais e sociais.

A primeira conversa foi com a área de prospecção de oportunidades de investimentos em cadeias produtivas de baixa emissão de carbono, representada por Ricardo Bayen.

O segundo encontro foi com a área de modelagem de mecanismos inovadores de investimentos em sistemas jurisdicionais de Redução de Emissão por Desmatamento e Degradação de Floresta com benefícios socioambientais (REDD+), com Heron Blomberg.

Tião Viana falou do modelo de desenvolvimento sustentável e dos potenciais do Acre. Ele apresentou os projetos econômicos das cadeias produtivas de proteína animal, com impacto social e ambiental de alto retorno econômico e que contribuem com a redução do desmatamento pela alternativa de substituição do modelo produtivo em áreas já abertas.

Toda a política econômica do Acre apresentada é também focada em ganhos socioambientais, e isso tem potencializado os diferenciais competitivos do estado amazônico.

“Nós temos o que chamamos de ‘efeito Califórnia, segundo o qual a Califórnia inova nas políticas públicas e é referência para outros estados. E vemos que há também o efeito Acre, quando observamos que o Estado implementa políticas públicas, que outros querem conhecer e reproduzir”, comentou Daniel Nepstad, diretor-executivo do Earth Innovation Institute, organizador da agenda.

No primeiro dia de trabalho, comitiva acreana foi recebida pelo grupo de investidores americanos do Encourage Capital (Foto: Andréa Zílio)

Agenda sustentável global

Tião Viana ressaltou que essas reuniões mostram que o Acre está inserido em uma agenda global, e já colhe resultados concretos de investimentos de alto impacto econômico, sustentabilidade ambiental e inclusão social.

“É muito importante esse diálogo com instituições e grupos tão inovadores. O que queremos são apenas investimentos que tenham compromisso com o que acreditamos e possam gerar mais empregos, potencializando nossa cadeia produtiva, envolvendo especialmente a pequena produção e contribuindo com as demais políticas de redução do desmatamento”, afirmou o governador.

Entre 2014 e 2015, o estado reduziu em 15% sua taxa de desmatamento, e 64% nos últimos 10 anos, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

E hoje essa redução possibilita atrair recursos para o estado, afinal, reduzir desmatamento no século XXI não é mais apenas uma questão ambiental, é também econômica.

O Acre, por exemplo, tem um Produto Interno Bruto (PIB) expressivamente menor que o da Califórnia, que é o quinto maior do mundo.

No entanto, com as reduções já alcançadas de desmatamento e as metas previstas até 2030, potencialmente alcançará o mesmo patamar de reduções previstas pelo sistema da Califórnia, que gira em torno de 300 milhões de toneladas.

E é por essa potencialidade e resultados do estado que grupos de investidores – como a Encourage Capital – reconhecem no Acre um dos modelos de economia para o século XXI. “Parece-me um trabalho interessante. Muito impressionante o que vocês vêm fazendo no Acre”, ressaltou Ricardo Bayen.

O que é o Encourage Capital

É um grupo investidor que visa mudar a forma como o capital de investimento é usado para resolver problemas ambientais e sociais críticos, além dos climáticos.

Com essa visão, o grupo é reconhecido internacionalmente por sua forma inovadora de atuação, que promove um modelo de investimento da economia sustentável voltado para a mitigação das mudanças climáticas, inclusão financeira, água e infraestrutura sustentável. O grupo tem projetos no Chile, Estados Unidos e sudeste da Ásia.

Tião Viana foi convidado pela Earth Inovattion Institute para apresentar as experiências ambientais e econômicas do Acre em uma extensa agenda na Califórnia.

Investimento de impacto

A piscicultura acreana é modelo de geração de emprego e renda para outros estados (Foto: Sergio Vale/Secom)
A piscicultura acreana é modelo de geração de emprego e renda para outros estados (Foto: Sergio Vale/Secom)

Junto ao governador Tião Viana estiveram presentes às reuniões os empresários Marcelo Silva, da Agrinlog (grupo de investimentos brasileiros), José Luiz Assis Felício, que também é vice-presidente da Federação das Indústrias do Acre (Fieac), e o investidor do Fundo de Investimentos Kaetê, Luiz Fernando Laranja.

Presente há quatro anos no Acre, investindo nas cadeias produtivas de baixo carbono da piscicultura, suinocultura e avicultura, o Fundo Kaetê é um dos investidores que apostou no modelo da industrialização do estado.

“Considerando que o Fundo Kaetê é de investimento de impacto, o Acre foi o local onde encontramos oportunidades de retorno financeiro com alto impacto social e ambiental”, comentou Luiz Laranja.

Após as reuniões, o governador Tião Viana participou de um seminário na renomeada Universidade da Califórnia em Berkeley, na qual proferiu a palestra principal do evento.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter