Nazareth Araújo celebra fé e união no São Sebastião, em Xapuri

Durante as festividades de São Sebastião, santo padroeiro de Xapuri, a governadora em exercício, Nazareth Araújo, e equipe de governo celebram a fé e a união com o povo da cidade. Percorrendo as ruas, nesta sexta-feira, 20, dia do Santo padroeiro, Nazareth conversou com moradores, fiéis e comerciantes, ouvindo suas idéias para um estudo melhor.

Mais de 10 mil pessoas celebram a fé em São Sebastião, em Xapuri (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O espírito do chefe de guarda romano, o São Sebastião, permeia a cidade xapuriense, onde o líder rural Chico Mendes lutou com seus companheiros por um futuro para os povos da floresta. As promessas dessa gente nascida em seringais são diversas e, por vezes, fortes histórias de vida.

“Agradeço de joelhos o milagre alcançado”, afirma Maria (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Após um acidente, há 15 anos, Maria Eunice Porfírio perdeu a capacidade de andar. Vinda do alto Rio Xapuri, a fiel conhecedora da fé do Santo da cidade pediu e prontamente foi atendida: três dias depois voltou a andar. “Foi um milagre que hoje agradeço de joelhos aqui na Igreja”, afirma Maria, que depois disso criou três filhas e com elas continua a pagar a promessa todos os anos.

Foi com essa força, fé e esperança que os mais de 10 mil fiéis percorrem os três quilômetros de procissão, encerrando o novenário. A governadora Nazareth também esteve presente no ato e falou sobre o sentimento que carrega dessa festa cristã: “Nessa força de fé e esperança vejo todos, em uma só voz, pedindo por uma sociedade de paz para nosso Acre”.

União pela cidade

Aproveitando a visita a Xapuri, a governadora esteve acompanhada de uma equipe de secretários e gestores das pastas de Agricultura Familiar, Mulheres, Educação, Desenvolvimento Social, Indústria, Cultura, além dos deputados estaduais Manoel Morais e Daniel Zen.

Pela manhã, a comitiva esteve na Cooperativa Mãos de Mulheres, que realiza os trabalhos de costura, artesanato e cozinha tradicional com 22 mulheres (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Pela manhã, a comitiva esteve na Cooperativa Mãos de Mulheres, que realiza os trabalhos de costura, artesanato e cozinha tradicional com 22 mulheres, além de organizarem uma creche comunitária.

Acompanhada do prefeito Biraci Vasconcelos, Nazareth afirmou que esse é o momento de traçar parcerias para o desenvolvimento local. O primeiro trabalho conjunto foi uma operação de tapa buracos, realizada pelo Departamento Estadual de Estradas e Rodagem do Acre (Deracre), em parceria com a prefeitura.

“Estamos traçando um plano de parcerias com as novas prefeituras. Temos que lutar pelo reconhecimento da nossa região e mostrar  nosso valor para o mundo”, reiterou a governadora em conversa com as mulheres da cooperativa.

 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest