Serviços relevantes!

Nazareth Araújo participa de solenidade comemorativa aos 101 anos da PM

“O que temos em nosso governo é a valoração da Polícia Militar por tão relevantes serviços à sociedade acreana”, disse a vice-governadora (Foto: Val Fernandes/Secom)

Com a missão de manter a ordem pública, por meio do policiamento ostensivo, a fim de prevenir e reprimir a criminalidade, a Polícia Militar do Acre (PMAC) comemora seus 101 anos de fundação no Acre.

Na manhã desta sexta-feira, 26, foi realizada a formatura cívico-militar de 47 policiais da corporação que receberam cada um o Espadim Tiradentes.

A honraria – uma espada em escala reduzida de uma maior – é símbolo de conquista, de realização, de honra e de dignidade.

Ainda na solenidade, foram entregues as medalhas Guardiões da Estrela Altaneira e do mérito Plácido de Castro a secretários de Estado, do município e representantes do Poder Judiciário, pelos relevantes serviços prestados à população acreana.

O comandante-geral da PMAC, coronel Júlio César, lembrou as conquistas da corporação ao longo de sua fundação, como o aumento do quadro organizacional, promoções, salário em dia, equiparação do risco de vida, concursos e aquisição de materiais bélicos.

“Mesmo com a crise que atinge o país, nos últimos seis anos foram investidos por meio de inúmeros convênios como a Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras [Enafron], o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) ou Programa Calha Norte na Polícia Militar, algo em torno de R$ 17 milhões”, revelou.

Os investimentos foram também distribuídos em aquisição e manutenção de motocicletas, quadriciclos e viaturas. Na compra de armas de fogo, munições, coletes. E ainda na construção, reforma e ampliação de quartéis, no total são 12 obras estão em andamento ou já foram concluídas.

Orgulho da PM

A vice-governadora, Nazareth Araújo, frisou se sentir honrada em participar das comemorações dos 101 anos da Polícia Militar. “O que temos em nosso governo é a valoração da Polícia Militar por tão relevantes serviços à sociedade acreana ao longo de sua criação”, disse.

E completou: “É muito importante que cada integrante se sinta com o brilho no olho com a instituição a qual ele pertence. A população precisa cada vez mais honrar a Polícia Militar, entender as dificuldades desse trabalho no enfrentamento ao crime. Temos que nos unir ao sistema de segurança pública para podermos ampliar cada vez mais a sensação de segurança”, destacou a vice-governadora.

Emylson Farias, secretário de Segurança Pública, frisou que o Acre tem muito o que comemorar neste aniversário da Polícia Militar.

“São anos de muito amor, de cuidado e compromisso com a população acreana que resultam na redução da violência. No Acre estamos tendo a ousadia e coragem no combate ao crime. Além disso, é preciso compreender que temos que buscar ações que promovam uma cultura de paz”, comentou Farias.

Renovação do efetivo

Entre anos de 2011 a 2014, foram contratados mais de 500 soldados, e no inicio deste ano 48 novos alunos-oficiais entraram na corporação. Ainda este ano, o governo irá contratar mais 250 soldados. Segundo o Comando da PMAC, de 2012 até este ano, houve mais de 2.500 promoções de praças e oficiais.