Nazareth Araújo prestigia formatura de alunos do EJA em Centro Socioeducativo

Jovens que cumprem medidas socioeducativas receberam certificado de conclusão do Ensino Fundamental (Foto: Val Fernandes)

Na manhã desta sexta-feira, 13, a governadora em exercício, Nazareth Araújo, participou da solenidade de colação de grau de 11 alunos do Ensino Fundamental no Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O evento foi realizado dentro do Centro Socioeducativo Aquiry, em Rio Branco e contou com a presença de familiares.

A ação faz parte da política de ressocialização que o governo do estado desenvolve por meio do Instituto Socioeducativo (ISE) e a Secretaria de Estado de Educação (SEE). Agora, os formandos estão aptos a ingressar no ensino médio em 2017.

“Não basta só a reforma do sistema penal, prisional ou socioeducativo, nós temos que olhar também o que nós oferecemos em termos de reabilitação”, disse a governadora (Foto: Val Fernandes)

“Não basta só a reforma do sistema penal, prisional ou socioeducativo, nós temos que olhar também o que nós oferecemos em termos de reabilitação, seja por meio do trabalho ou pela educação. Poder estar aqui, diante de toda essa situação que estamos vivenciando, ajudando jovens a se formarem através de programas como EJA é exatamente o compromisso que nós temos em oferecer oportunidades aos jovens”, destacou a governadora em exercício Nazareth Araújo.

Para o diretor-presidente o ISE, Rafael Almeida, essa é uma vitória pessoal para cada um dos formandos, pois concluir o ensino fundamental faz com que se renovem as esperanças desses jovens e de seus familiares. “Nós acreditamos nestes 11 jovens e é esse o nosso trabalho diário aqui no ISE: oferecer oportunidades aos socioeducandos que querem uma nova chance na vida”, disse Almeida.

Incentivos que proporcionaram mudança de pensamento

Um dos formandos, uma jovem de 17 anos que cumpre medidas socioeducativas, falou da oportunidade que se abre para um novo momento em sua vida.

“Estou aqui para pagar pelo que fiz, muitos tentam me reanimar e me incentivar, mas não é fácil, pois pensei que minha vida tinha acabado. Essa é mais uma chance que tenho para recomeçar. Não vou parar por aqui, quero me tornar veterinária”, declarou a jovem.