Acessibilidade

No Acre, semáforos com sinais sonoros já estão sendo instalados

Uma resolução publicada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) na última semana reforça a necessidade de acessibilidade na travessia para pedestres com deficiência visual, por meio de semáforos com sinal sonoro. Necessidade já contemplada pelos trabalhos de engenharia realizados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC) que nos últimos três meses instalou 15 equipamentos do tipo.

A resolução do Contran determina que até 2019 todos os estados do país realizem a implantação de equipamentos com dispositivo de áudio sonoro para travessia de pedestres com deficiência visual.

No Acre, de julho a setembro foram instalados 15 equipamentos em diversos pontos da cidade de Rio Branco, porém, a equipe de engenharia do Detran planeja realizar a implantação da tecnologia em todos os semáforos do estado no prazo estabelecido pelo Contran.

“Baseados na lei de acessibilidade, nossa intenção é garantir que os pedestres com deficiência visual possam realizar a travessia com segurança”, explica o coordenador de Engenharia de Trânsito, em exercício, do Detran/AC, Judeilson Ferreira.

O semáforo com sinal sonoro informa às pessoas com deficiência visual os períodos de verde, de vermelho intermitente e de vermelho fixo dos semáforos de pedestres.

De julho a setembro deste ano, foram instalados 15 equipamentos com sinais sonoros em Rio Branco (Foto: Cedida)