Proximidade

No Alto Acre, Sesp discute com a comunidade segurança na fronteira

Gestores falaram da importância de se estabelecer parcerias para garantir a segurança da comunidade (Foto: Assessoria Sesp)

O secretário de Segurança Emylson Farias se reuniu com lideranças comunitárias da região de fronteira com a Bolívia, representantes da Câmara de Vereadores, da Prefeitura de Brasileia, da área de segurança e parlamentares para debater sobre a segurança na região.

A reunião foi realizada no fim da tarde de sexta-feira, 7, na Pousada  Floresta, em Brasileia, por iniciativa da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). Farias enfatizou que segurança não se trata apenas de uma ação de polícia.  “Policiamento é sim um fator fundamental, mas não pode ser o único, quando falamos de segurança, temos que falar de maneira holística, este é o melhor caminho para atingirmos o nosso objetivo”.

Existe, conforme o gestor da segurança, uma vontade muito grande, liderada pelo governador Tião Viana, de integrar a segurança pública dos países que fazem fronteira com o Acre em prol, não somente dos povos que vivem na faixa fronteiriça, mas também entre as nações.

“Nós queremos promover ações coordenadas e integradas entre as forças policiais vizinha e brasileira. Isso vai trazer mais sensação de segurança para as pessoas e também melhorará muito a qualidade de vida de toda a nação, pois menos droga, menos veículos roubados transitando pela fronteira trazem mais qualidade de vida e mais segurança pública a todos”, disse Farias.

A prefeita  de Brasileia, Fernanda Assem, afirmou a importância de melhorar a segurança na região. Segundo ela, a expectativa é que a prefeitura avance com iluminação pública e acessibilidade para estimular a segurança preventiva.

“Quero agradecer a iniciativa do secretário de vir aqui discutir esse tema tão sensível que é a segurança. Gostaria de parabenizar especialmente o trabalho realizado pelo Giro [Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva] em toda cidade, por ter reduzido as ocorrências de furtos e roubos”, ponderou Joana Bandeira, presidente das associações de moradores de Brasileia.