Quem Ama Abraça

No Dia dos Namorados, campanha visa alertar sociedade sobre relacionamentos abusivos

Amar é essencial para a vida, mas e quando o relacionamento não te proporciona felicidade e acarreta problemas emocionais? É com o propósito de informar a sociedade sobre relacionamentos abusivos e demais formas de violência que o governo do Estado e a Prefeitura de Rio Branco iniciaram nesta terça-feira, 12, a campanha “Quem Ama Abraça na Comunidade”.

Solenidade contou com a participação de várias lideranças femininas (Foto: Val Fernandes/Secom)

O Dia dos Namorados foi escolhido, propositalmente, para divulgação da atividade educativa a fim de contribuir com a reflexão social sobre respeito conjugal e o acesso aos serviços de acolhimento às vítimas de violência doméstica.

A solenidade de abertura, promovida na Praça da Juventude, contou com a presença da vice-governadora Nazareth Araújo, da prefeita de Rio Branco Socorro Neri, da ouvidora da Defensoria Pública do Estado, Solene Costa, das secretárias de Mulheres do Estado e Município, Concita Maia e Lidianne Cabral, dos gestores de Diretos Humanos, Nilson Mourão e Núbia Ferreira, da ex-deputada federal Perpétua Almeida e de outras lideranças femininas.

“Quando a gente leva informação à comunidade, as pessoas passam a enxergar que algumas práticas até então tidas como normais são abusivas. As campanhas, palestras e atendimentos psicossociais propiciam o despertar para a violência e o incentivo para que se faça a denúncia. O silêncio não ajuda, portanto, é necessário que a sociedade tome consciência disso para que possamos evoluir”, salientou  Nazareth Araújo.

Concita Maia, titular da SEPMulheres, alertou para os índices de violência. “O Brasil é o quinto país do mundo com mais assassinatos de mulheres. Estima-se que doze mulheres sejam vitimadas todos os dias. Por isso a necessidade de, no Dia dos Namorados, falarmos sobre relacionamentos abusivos, como eles começam e as maneiras de denunciar qualquer agressão.”

Além de palestras e de atendimentos psicológico, social e jurídico, as secretarias de Mulheres vão utilizar as redes sociais para promover informação. A campanha busca também atuar no empoderamento das mulheres e no apoio às vítimas de violência, potencializando a aplicação da Lei Maria da Penha.

A gestora municipal de Mulheres, Lidianne Cabral, observa que o Dia dos Namorados deve estimular uma reflexão. “Essa é uma data para a gente repensar posturas nos relacionamentos. Observar como estamos nos sentindo e lembrar que, depois do não, tudo é agressão. Tudo aquilo que deixa a pessoa desconfortável numa relação é abusivo, tudo que cerceia a liberdade é abusivo”, afirmou.

Após a atividade de divulgação da campanha “Quem Ama Abraça na Comunidade”, as equipes do Estado e Prefeitura de Rio Branco realizam um pit stop educativo no terminal urbano, com a distribuição de material informativo gráfico e orientações.

Leia também: Artigo – É Dia dos Namorados e o papo é sobre relacionamento abusivo