No Juruá, Educação capacita professores do EJA em cultura empreendedora

Professores serão os multiplicadores da cultura empreendedora (Foto: Onofre Brito)
Professores serão os multiplicadores da cultura empreendedora (Foto: Onofre Brito)

O Núcleo da Secretaria de Educação e Cultura (NSEE) de Cruzeiro do Sul, em parceria com o Sebrae, está promovendo, esta semana, uma capacitação para professores do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) que trabalham com a disciplina Formação para o Mundo do Trabalho.

Segundo a facilitadora Maria Aparecida Silveira, os professores serão os multiplicadores nas escolas da cultura empreendedora, para despertar no aluno o potencial empreendedor. “Quem sou eu, o que posso fazer, quais minhas competências, quais minhas habilidades, qual o meu sonho, o que pretendo ser no futuro? Queremos levar os alunos a refletir sobre isto”, destaca.  

A nova coordenadora do EJA no NSEE, professora Lucilene de Oliveira, acredita que a cultura empreendedora pode ser uma saída para a crise econômica no Brasil. “No EJA, ao mesmo tempo em que oferecemos escolaridade, também queremos apresentar um universo de oportunidades de ingressar no trabalho”, analisa.   

Lucilene: “Quem decide voltar é o aluno (Foto: Onofre Brito)
Lucilene: “Quem decide voltar é o aluno (Foto: Onofre Brito)

EJA

Em 2015, o EJA atendeu 1.950 alunos nas escolas estaduais na zona rural e urbana de Cruzeiro do Sul. Lucilene conclama os jovens e adultos que perderam sua escolarização a retornarem aos estudos e ressalta que a única exigência é a idade mínima de 15 anos, para ingressar no ensino fundamental, e 18 anos para o ensino médio: “Quem decide voltar é o aluno, a educação está aberta a qualquer tempo”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter