No Juruá, médicos participam de capacitação para inserção do DIU

Cerca de 14 médicos da região do Juruá participaram no último sábado, 20, de uma capacitação sobre a inserção do dispositivo com função contraceptiva conhecido como DIU (Dispositivo Intrauterino), com a estratégia para implantação pós-parto e pós-aborto.

Na área de saúde, a regional Juruá compreende os municípios de Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó, Rodrigues Alves, Marechal Thaumaturgo e Mâncio Lima.

A atividade faz parte das ações de planejamento reprodutivo realizadas nas Unidades de Saúde, com o objetivo de que as mulheres tenham um acesso mais fácil a esse método contraceptivo.

Caso elas optem por fazer a inserção do DIU, já deixam o hospital com o dispositivo inserido. A proposta da saúde é que, posteriormente, os enfermeiros também realizem o procedimento.

Elizama Lima, coordenadora da Rede Cegonha na Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), destaca a capacitação dos médicos  durante todo o último sábado. “A implantação do DIU acontece por meio do Planejamento Familiar, mas agora também queremos trabalhar a inserção do dispositivo no pós-parto e pós-aborto, para que tenhamos uma inovação e um cuidado ainda maior com a mulher.”

Três kits de caixa instrumental para fazer a inserção do dispositivo foram entregues para a Maternidade do Juruá, dois para o Hospital Sansão Gomes, de Tarauacá, e um para a Maternidade Nair Correia, em Feijó.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter