No Juruá, Tião Viana participa de aula inaugural do Bombeiro Mirim

O governador Tião Viana participou na tarde deste sábado, 20, da solenidade no Teatro dos Náuas que marcou o início das cinco novas turmas do projeto Bombeiro Mirim, em Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima. Ao todo, 160 jovens da região participam do projeto que está em sua 8ª edição e só este ano pretende formar 1.500 meninos e meninas em todo o Acre.

Iniciado em 2010, o Bombeiro Mirim procura desenvolver valores de cidadania em jovens entre 12 a 14 anos por meio de ações socioeducativas e esportivas. Com diversos apoios, como o Exército, Marinha e outras entidades do governo do Estado e prefeituras, o projeto tem como principal objetivo afastar as crianças da violência.

Mais 160 crianças farão parte do projeto Bombeiro Mirim em Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima. Em todo o Acre serão 1.500 só este ano (Foto: Sérgio Vale/Secom)

“Fora do horário de aula, esses jovens passam a ter aulas de matemática, idiomas, medidas de primeiros socorros, sentimento de solidariedade, campanhas de prevenção de acidentes. Com isso, criamos uma legião de jovens preparados para enfrentar os desafios do mundo”, conta o governador Tião Viana que ainda deu uma aula de primeiros socorros em afogados para o teatro lotado.

O comandante do Corpo de Bombeiros do Acre, coronel Roney Cunha, completa: “Esse é um projeto de prevenção. Fazer com que essas crianças tenham uma vida de sucesso, que não deixem de sonhar, que não sejam corrompidos pela criminalidade, que é um dos maiores objetivos hoje desse governo”.

Foco na cidadania

“Quero resgatar vidas e desde mais cedo eu quis fazer parte do Bombeiro Mirim, mas agora que eu tenho 12 finalmente posso”, conta a animada Liliam (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Entre as novas participantes do Bombeiro Mirim está Liliam Evelyn, de 12 anos. Muito animada, mesmo no início do curso, ela revela: “Eu espero conseguir fazer muitas coisas aqui. Quero resgatar vidas e desde mais cedo eu quis fazer parte do Bombeiro Mirim, mas agora que eu tenho 12 finalmente posso”.

O secretário de Segurança Pública, Emylson Farias, grande parceiro do projeto, garantiu tranquilidade aos responsáveis pelas crianças. “Pais, fiquem tranquilos pois os filhos de vocês estão participando de uma das instituições com maior credibilidade nesse país. Desse projeto vão sair pessoas de bom coração e respeito pelo próximo”.

O deputado estadual Daniel Zen também esteve na solenidade e ressaltou: “Esse é um projeto que trabalha os valores, os princípios, sentimentos que esses jovens vão carregar pro resto da vida. Nosso governo enxerga que a segurança pode ser aliada da educação e vice e versa”.

Amigo dos Ribeirinhos

Enquanto as novas turmas do Bombeiro Mirim começavam, um outro projeto do Corpo de Bombeiros terminava. O Amigo dos Ribeirinhos capacitou 40 barqueiros, a maioria da região do Rio Croa, para evitar acidentes no transporte fluvial e mortes por afogamento.

Jackson Messias, que trabalha com o setor turístico da região do Croa, foi um desses capacitados. “Esse curso veio para nos perfeiçoar na prática de resgate e salva vidas. Com o roteiro de turismo do Rio Croa aberto desde 2015, oferecemos muitos passeios de barco e esse curso veio aperfeiçoar nossa qualidade de atendimento e segurança”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter