No Peru, Acre discute estratégias para conservar e desenvolver a Amazônia

O Acre participa das discussões do congresso internacional “Integración de las Áreas Protegidas del Bioma Amazónico (IAPA) – Visión Amazónica” que está sendo realizado no Peru.
O encontro visa discutir estratégias de cooperação técnica entre os países latino-americanos, sobre a conservação ambiental e o desenvolvimento econômico aliado a sustentablidade, do bioma amazônico.

Nesta edição, que iniciou nesta segunda, 11, e vai até terça-feira, 12, em Lima, participam cinco países: Brasil, Equador, Colômbia, Bolívia e o anfitrião, Peru. Representando o Brasil está o Ministério de Integração e o secretário de Estado de Planejamento do Acre, Raphael Bastos Júnior.

O encontro terá a participação de países que tem paisagens de fronteira pertencentes ao bioma Amazônico (Foto: Arquivo Secom)

Juntos, os países irão alinhar ações para trazer uniformidade no desenvolvimento econômico do bioma amazônico, e, fortalecer os sistemas de áreas protegidas de florestas fronteiriças pertencentes a eles.

A participação do Acre no evento é fundamental para a Amazônia brasileira, já que o estado faz parte da tríplice fronteira com o Peru e a Bolívia.

O secretário acreano afirma que no centro das discussões colocará em debate um modelo de desenvolvimento regional, pautado no fortalecimento do agronegócio de baixas emissões de carbono e de alto valor agregado.

“A proposta do Governador Gladson Cameli é romper com o paradigma simplista de preservação ambiental como barreira para o crescimento econômico e apresentar um modelo de agronegócio de baixas emissões, que irá alavancar o setor produtivo do Estado, e, inserir o Acre no mercado internacional, produzindo riqueza e melhorando a qualidade de vida das pessoas.” Afirma Bastos.

Além disso, Bastos ressalta também que o encontro possibilita ainda colocar o Acre como um dos pioneiros no debate de produção com baixa emissão de carbono. “Juridicamente somos os primeiros do mundo já aptos a usufruir disso, temos crédito de carbono para vender aos países interessados em cumprir os acordos ambientais assinados na COP21”.

Visión Amazónica

O projeto Visión Amazónica é financiado pela União Européia e tem como objetivo principal contribuir para o aumento da resiliência dos ecossistemas aos efeitos das mudanças climáticas, mantendo a oferta de bens e serviços que beneficiem a biodiversidade, as comunidades e as economias locais.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter