Luto

Nota de Pesar – Elias Rosendo

Nota de Pesar

Lamentamos profundamente a partida de Elias Rosendo, aos 93 anos. Militante e defensor dos direitos sociais, foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT) no Acre.

Piauiense de nascença e acreano de coração, Rosendo foi seringueiro, poeta e grande defensor da política como força pela melhoria da vida de toda a população, mas, principalmente, daqueles que mais precisam. Também atuava como fotógrafo visitando colocações na região do Alto Acre, atendendo quem precisava de foto 3 x 4 para emissão do registro civil.

Ele foi o símbolo da resistência e da luta por um Acre mais justo, e ao lado de personalidades como Chico Mendes e Wilson Pinheiro fundou o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Brasileia, do qual foi o primeiro presidente.

Participante dos movimentos de resistência como os “empates” – manifestações de ativismo político intermediário em prol da preservação da floresta amazônica pelos seringueiros –, Rosendo foi candidato a vice-governador pelo Partido dos Trabalhadores na chapa encabeçada por Nilson Mourão, em 1982.

Mesmo com complicações de saúde e uma paralisia sobre o lado direito do corpo, aos 80 anos ele ainda lançou seu livro de poesias, revelando a força de vontade que nunca esteve apagada e seu amor pela forma de apreciar a vida.

Elias Rosendo foi um dos responsáveis pela grande contribuição ao Acre e a toda a Amazônia pela construção política de um estado de direito. Neste momento de dor, nos unimos à família enlutada e prestamos os mais sinceros sentimentos.

Tião Viana
Governador do Acre

Nazareth Araújo
Vice-governadora do Acre