luto

Nota de Pesar – Florentina Esteves

Lamentamos, com muito pesar e dor, o falecimento da escritora acreana Florentina Esteves, membro da cadeira nº4 da Academia Acreana de Letras, neste domingo, 25. Dona de uma escrita magnífica, Florentina nos deixa um vazio na literatura e nos corações dos acreanos.

Em seus livros e contos, sempre retratou muito bem nossa cultura acreana, dando voz para sentimentos, histórias, as belezas e lutas de nossa terra. Ela nasceu em Rio Branco e viveu até seus dez anos de idade sendo testemunha da efervescência da época, ao ver o entrar e sair dos hóspedes no hotel de seus pais, o antigo Madrid.

Viu de perto parte da formação do Acre, com a convivência dos migrantes sírios e libaneses, alí onde hoje é a Gameleira. Aos 20 anos, foi para o Rio de Janeiro, onde se dedicou aos estudos, formando-se em Filosofia e professora de Francês.

Dedicou parte de sua vida à educação e cultura do Acre, sendo secretária de Educação do Acre, na década de 1960. Antes disso, foi a primeira professora graduada do Estado.

Neste momento de dor, junto a toda a equipe de governo e nossas famílias, prestamos as mais sinceras condolências.

Rio Branco, 25 de março de 2018

Tião Viana
Governador
Nazareth Araújo
Vice-governadora