Nota de Pesar – Tatá Yawanawá

A cultura e a história indígena do Acre perdem um dos seus principais líderes. O mais respeitado ancião da etnia Yawanawá, Tatá Txanou, faleceu na tarde desta terça-feira, 20, aos 104 anos de idade. Mais que um líder, o pajé era um irmão de espiritualidade, e um grande amigo que sempre nos trazia o brilho do sol e a luz do amor, regidos pelos ensinamentos da floresta.

Direto da mata, o pajé viveu um centenário de muita sabedoria, preservando a cultura Yawanawá, além de transpor as curvas dos rios e tornar a cultura dos povos da floresta acreana conhecida mundialmente, por meio do encantador Festival Yawa.

Tatá parte deixando um legado de conhecimento que é uma verdadeira inspiração para a busca do equilíbrio e vida em harmonia.

O Acre se solidariza com a partida deste homem que representou na sua totalidade não apenas a cultura dos Yawanawá e das demais etnias desse estado, mas de todos os povos da floresta. Estendemos nosso abraço e solidariedade a todos os txai [irmãos], certos de que todos nós sentimos e lamentamos tamanha perda.

Tião Viana

Governador do Estado do Acre

Nazareth Araújo

Vice-governadora do Estado do Acre