Nova etapa da indústria acreana: Dom Porquito inaugura frigorífico hoje

(Foto: Pedro Devani/Secom)
Frigorífico será inaugurado nesta segunda-feira (Foto: Pedro Devani/Secom)

Empregando 300 novos funcionários e beneficiando cerca de 2.000 famílias, a Dom Porquito inaugura, nesta segunda-feira, 30, seu moderno frigorífico de suínos. O empreendimento vai iniciar o processamento de suínos de 55 galpões localizados no Alto Acre.

O Complexo de Suinocultura Dom Porquito é uma sociedade anônima em que a Agência de Negócios do Acre tem 37% das ações, e os demais acionistas, 63%.

O projeto está inserido no Programa de Desenvolvimento Sustentável do Acre, que junta empresa-governo-comunidade com alto investimento e tecnologia de ponta no setor produtivo.

Nos últimos três anos, foram investidos R$ 85,1 mil, e a previsão para os próximos três anos é um investimento de R$ 43 mil.

A indústria já tem contratos fechados com Hong Kong, Peru, Bolívia e Vietnã. Além disso, contatos e prospecção de negócios estão sendo feitos com a China, Coreia do Sul, Cuba e Rússia.

A imprensa conheceu as instalações do frigorífico neste domingo (Foto: Sérgio Vale/Secom)
A imprensa conheceu as instalações do frigorífico neste domingo (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O projeto se localiza na região do Alto Acre, na fronteira com a Bolívia e o Peru, onde o governo investe em cadeias produtivas sustentáveis.

Dom Porquito será inaugurado em dezembro, mas já funciona experimentalmente, com uma unidade de produção de leitões com capacidade para duas mil matrizes e a meta de atingir seis mil em médio prazo – e com o frigorífico com capacidade para abater 1.600 animais por dia, com peso médio de 120 quilos. É um dos mais modernos do país, com tecnologia importada da Alemanha.

A comunidade entra no processo de engorda dos animais. Já estão em operação 55 unidades de terminação de suínos por meio de pequenos produtores rurais. A empresa possui uma granja referência, com capacidade de alojamento para 500 suínos por ciclo de engorda de 90 dias. A meta da empresa é chegar a cem produtores integrados, que vão suprir a unidade industrial para abate de 800 animais/dia.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter