informações via Bluetooth

Nova tecnologia fortalecerá turismo no Acre

O segmento de turismo no Acre ganhará em breve uma nova ferramenta, através de uma parceria entre o governo do Estado e a empresa de tecnologia Hi Position. Firmada por meio da Secretaria de Turismo e Lazer (Setul), a parceria visa a instalação de um sistema que permitirá aos turistas o acesso a informações referentes ao local visitado.

O acordo foi firmado durante o World Travel Market Latin America (WTM América), evento realizado entre os dias 3 e 5 de Abril em São Paulo, considerado uma das maiores vitrines de negócios no setor de turismo na América Latina.

Durante o evento internacional, cada estado apresenta em seus estandes as opções de turismo em sua região conforme suas especificidades. A partir daí, algumas empresas têm a oportunidade de negociar conforme a demanda.

O Acre, por sua vez, apresenta os diversos atrativos turísticos do Estado rico em belezas naturais ainda pouco exploradas. Um exemplo é o Parque Estadual Chandlles, cuja biodiversidade atrai inúmeros visitantes, amantes da natureza.

Acre sendo representado na WTM América, em São Paulo (Foto: cedida)

Tecnologia a favor do turismo

Denominado Btons, o programa funciona por meio de aparelho semelhante a moedas, o qual, via tecnologia Bluetooth, permitirá o acesso a todo o conteúdo histórico do local. Além disso, possibilitará à Secretaria de Estado de Turismo e Lazer (Setul) a identificação do perfil de cada turista, uma vez que, para ter acesso, será necessário cadastramento com os dados do visitante, a fim de obter informações culturais de outros lugares da região.

“Nós vamos fazer do Acre um destino turístico inteligente, com tecnologia, para atender o perfil de turista que por meio de um celular terá uma série de informações baseada em microlocalização. Será instalado em diversos pontos de visitação um dispositivo de informação. A proposta é acelerar o processo de conhecimento desses locais, e acreditamos que essa plataforma oferecerá maior interatividade com o turista no Acre”, salientou o representante da Hi Position, Armando Júnior.

Para a gestora da Setul, Rachel Moreira, a tecnologia vai ajudar a posicionar o turismo do Acre dentro desta nova perspectiva tecnológica que vem cada vez mais avançando no mundo dos negócios.

“O setor do turismo, assim como tantos outros, tem clientes que utilizam cada vez mais da tecnologia para definir e conceituar sua viagem. Não podemos ficar de fora dessa exigência mercadológica”, ressalta Rachel.

Acre é um destino turístico inteligente (Foto: Cedida)

Site institucional

Outra proposta que está sendo acordada é a criação do site da Setul, o qual permitirá a publicação de fotos e comentários a respeito das viagens ao estado além de guias de turismo e produtos que o estado oferece desde bares, restaurantes, hotéis dentre outros. 

“A proposta visa  a melhoria do sistema de informações e busca para os visitantes que chegam no estado. Vale ressaltar que o programa é uma concessão de Minas Gerais, a custo zero para o Acre. Nossa contrapartida será o compartilhamento dessas informações, para os demais estados da Federação”, disse a gestora da Setul, Rachel Moreira.

Sobre a WTM

A WTM é uma feira internacional que ocorre todos anos com o prospecto de grandes negócios no setor de turismo. Na edição anterior, mais de 1.000 compradores e “hosted buyers” (compradores convidados) do Brasil, da América Latina e do resto do mundo negociaram, fizeram novos contatos e interagiram com os diversos destinos, prestadores de serviços e gerentes de produtos presentes na exposição. A expectativa para 2018 é de que esse volume de negócios seja ainda maior.

O evento é uma vitrine para novos desenvolvimentos, destinos, ofertas e tecnologias e atrai mais de 600 empresas expositoras para se reunirem e negociarem com profissionais do setor de viagens e turismo.

Leia também:  Governo agiliza processos para implantação de voos comerciais entre Peru e Acre já em abril