Mais investimentos

Novos insumos chegam a Marechal Thaumaturgo para obras de saneamento integrado

Nesta quarta-feira, 10, mais de seis mil sacos de cimento, 600 metros cúbicos de brita e demais materiais de construção chegaram à cidade acreana de Marechal Thaumaturgo, transportadas em duas balsas que saíram de Manaus, capital do Amazonas, após 35 dias de deslocamento pelos rios Solimões e Juruá.

O esforço logístico é para garantir os componentes necessários para a execução dos serviços do Programa de Saneamento Ambiental e Inclusão Socioeconômica do Acre (Proser), promovido pelo governo do Estado, que implementa obras para distribuição de água, redes de esgoto, pavimentação e módulos sanitários para famílias de baixa renda.

O Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), órgão responsável pelo desenvolvimento dos trabalhos, aproveita a elevação dos níveis com a chegada do inverno amazônico para efetuar esses transportes.

Balsas com insumos chegam ao porto de Marechal Thaumaturgo (Foto: Cedida)

“O ano nem começou e o trabalho está intenso nas cabeceiras do Juruá. Essas são as primeiras balsas com insumos que vão garantir o fechamento do nosso maior projeto de saneamento em municípios isolados neste ano de 2018. Aqui não tem férias, tem muito trabalho”, destaca o diretor-presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães.

Cerca de 70% das obras já foram concluídas em Marechal Thaumaturgo . O projeto também atua em Santa Rosa do Purus, onde alcançou o índice conclusivo de 61%, Porto Walter, com 41%, e Jordão, com 25%.

Os trabalhos seguem para a fase final no decorrer de 2018, num investimento de R$ 100 milhões da gestão Tião Viana para levar saúde e melhoria na qualidade de vida nas quatros cidades, por meio dos trabalhos de infraestrutura e saneamento integral.