Novos radares entram em atividade nesta sexta-feira

A direção do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC), informa que a partir da próxima sexta-feira, 16, os novos equipamentos de fiscalização eletrônica entrarão em atividade na cidade Rio Branco.

Os equipamentos estavam em fase de instalação e aferição desde o início deste ano, e nesse período, não estavam autuando os condutores. “Reafirmando o compromisso de transparência com a população, estamos divulgando com antecedência a reativação dos radares”, informa a diretora de Operações do Detran/AC, Shirley Torres.

Visando proporcionar mais segurança para a população, já que o Detran faz parte do SISP (Sistema Integrado de Segurança Pública), os novos equipamentos são mais modernos e irão identificar, pela leitura da placa, os veículos furtados.

A fiscalização eletrônica contribui para a redução de mortes no trânsito, em 2017 o Detran/AC registou o menor índice de fatalidades da história (Foto: Tassiane Pontes/Detran)

A fiscalização eletrônica registra infrações como a parada sobre a faixa, avanço de sinal vermelho e excesso de velocidade. Todos os pontos de radares foram mantidos, os quais já são de amplo conhecimento da população.

“Antes de instalar os equipamentos, o Detran/AC realiza um estudo prévio no qual é feito o mapeamento dos pontos que apresentam maiores incidências de acidentes pelo desrespeito aos limites de velocidade por parte dos condutores”, afirma Shirley Torres.

A fiscalização eletrônica contribui para a redução de mortes no trânsito, em 2017 o Detran/AC registou o menor índice de fatalidades da história. Mesmo com o aumento da frota em mais de 200% no decorrer de treze anos.

Os recursos arrecadados com multas de trânsito, de acordo com a legislação só podem ser empregados com despesas públicas de sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito, conforme previsto no artigo 320 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter