Formação

Programa Educação Conectada vai oferecer cursos na área de tecnologia para estudantes da rede pública

Alunos praticando exercícios(Foto:Ariel Lima)

O Núcleo de Tecnologia Educacional- NTE, além de acompanhar o programa do governo federal Educação Conectada, oferece vários cursos na área de tecnologia dando prioridade às escolas. O intuito é levar o acesso a internet para dentro das instituições de ensino. Com apoio do secretário de Educação Mauro Cruz, o programa federal tem ganhado força e incentivo, abrindo as portas para alunos da rede pública e comunidade.

“No decorrer desse ano, a gente passou a oferecer os cursos de uma forma mais abrangente. Antes a gente já oferecia, mas hoje a ideia é ofertar para um público maior, estendendo para pais de alunos e comunidade”, conta Rarismar Bezerra, chefe da divisão de Tecnologia Educacional do NTE.

A ideia é se preparar para o mercado de trabalho acrescentando um curso de informática básica ao seu currículo. “A informática é essencial seja no estágio, emprego e até mesmo para o dia a dia”, afirma Rarismar Bezerra.

Ezequiel Nascimento, de 13 anos, fala sobre sua intenção ao fazer o curso “Quero ser o melhor, aprendendo e ensinando, antes eu só ficava em casa no tempo livre, agora eu acordo cedo e venho paro curso, com orgulho”, diz.

“Eles estão se saindo muito bem, superando nossas expectativas, cada um tem se dedicado realmente aos exercícios que são propostos em sala”, conta a formadora que atua no curso Patrícia Geber.

As inscrições podem ser feitas no NTE, que fica no Centro de Matemática, Ciência e Filosofia do Acre- CRIE ou através do link http://see.ac.gov.br/cursos-nte/

 Os cursos oferecidos são:

Informática básica
Internet (segurança na internet)
Pacote office
Oficina de edição de vídeo.

No momento apenas um dos dois laboratórios estão funcionando atendendo 36 alunos no período da manhã e 18 no turno da tarde. Devido à grande procura existe um lista de espera e assim que as turmas forem formando novas serão iniciadas.

A intenção é criar polos em escolas que possam ser referência ainda esse ano, para fornecer aos alunos e a comunidade o mesmo serviço que hoje está em execução no CRIE. Aproveitando espaços que já existem, mas que precisam passar por um ajuste.