Número de condutores que admitem beber e dirigir cai em 23,6% na capital

Dirigir sob a influência do álcool está na 18º posição no ranking de infrações (Foto: cedida)
Dirigir sob a influência do álcool está na 18º posição no ranking de infrações (Foto: Cedida)

De acordo com a pesquisa encomendada pelo Ministério da Saúde e realizada pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), o percentual de condutores que admitem beber e dirigir teve queda de 23,6% em Rio Branco.

No ranking de infrações registradas no primeiro trimestre de 2016 na capital, dirigir sob a influência o álcool está na 18º posição com 310 registros.

“Temos notado essa redução significativa na incidência de flagrantes de condutores que bebem e dirigem e creio que é consequência tanto das blitzes Álcool Zero, como do poder educativo de campanhas do Detran e também do rigor da legislação”, explica o coordenador de Fiscalização de Trânsito do Detran, Jones Costa.

A multa por embriaguez ao volante é de natureza gravíssima, no valor de R$ 1.915,4, com suspensão do direito de dirigir por 12 meses. A partir de novembro, os valores serão alterados, tornado a punição ainda mais rigorosa.

Álcool Zero

A Operação Álcool Zero é uma política pública do governo do Estado, executada desde 2011 pelo Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) em parceria com o Batalhão de Policiamento do Trânsito (BPTran).

Os principais objetivos das blitzes são educar, fiscalizar e salvar vidas no trânsito, combatendo a mistura de álcool e direção, além de outras infrações.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter