“O Estado do Acre não aceita dialogar com criminosos”, diz Tião Viana

Governador reafirmou que 400 homens estão 24 horas por dia nas ruas da capital e 15 líderes de facções foram transferidos para presídios federais (Foto: Angela Peres/Secom)
Governador reafirmou que 400 homens estão nas ruas da capital e 15 líderes de facções foram transferidos para presídios federais (Foto: Angela Peres/Secom)

Em entrevista ao jornal Acre TV nesta quinta-feira, 8, o governador Tião Viana falou sobre a resposta do Estado aos atentados contra a segurança pública que atingem principalmente Rio Branco. Ele reafirmou o esforço conjunto de forças federais e estaduais que têm colocado 400 homens nas ruas, além de o governo transferir 15 presos líderes de facções criminosas atuantes no presídio Francisco de Oliveira Conde para presídios federais fora do Acre.

“O Estado do Acre não aceita dialogar com criminosos e bandidos. Temos ação exemplar de força constitucional e democrática à luz da legislação penal brasileira”, disse o governador. Ele agradeceu os esforços somatórios do Tribunal de Justiça, Ministério Público, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Exército, que têm ajudado o Sistema de Segurança Pública na luta contra a criminalidade.

Desde a onda de crimes e ameaças, 29 pessoas já foram presas. Tião revelou que o monitoramento da atuação de facções criminosas vem sendo feito pela inteligência da polícia há mais de oito meses, e várias situações de periculosidade foram evitadas, mas a morte de dois assaltantes numa clínica em Rio Branco gerou a reação violenta que o Estado combate hoje.

“A polícia que mais prende no Brasil é a do Acre. Os presídios estão lotados. Mas há um inimigo no meio maior chamado droga. Não adianta a polícia prender, porque a droga está fabricando outros bandidos. Então temos que nos perguntar, os pais devem se perguntar, se estamos fazendo o certo para nossos filhos não serem dominados pela droga”, ressalta o governador, ao criticar também o sistema penal brasileiro, que, segundo ele, gera um clima de impunidade.

Tião Viana ainda deu um recado de tranquilidade para a sociedade: “A população está apoiando o governo e o sistema de segurança pública, que está agindo com força constitucional. Estamos com centenas de homens 24 horas nas ruas e vamos colocá-los o tempo que for necessário até que os bandidos saibam o lugar deles de obediência as leis”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter