O filho de seringueiro que ganhou o mundo com sua música

O espetáculo “Música para Todos” será apresentado nos Estados Unidos no final do mês (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Espetáculo “Música para Todos” será apresentado nos Estados Unidos no fim do mês (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Ele ainda era uma criança quando empunhou sua primeira sanfona, com pouco mais de 5 anos de idade.

Incentivado pelo pai, o seringueiro Antônio Dantas, o garoto colheu látex, quebrou castanha, pilotou embarcações e aprendeu com louvor a dominar a arte musical.

Menino franzino, de olhar calmo e semblante humilde, cresceu e aos 15 anos deixou o seringal Cachoeira, e foi buscar na cidade novos conhecimentos acadêmicos e musicais.

André Dantas é um músico que sempre procurou no sentimento e regionalidade uma fonte de inspiração autêntica para suas melodias. Sua jornada começou no início da década de 1980, tocando e acompanhando bandas de baile nas principais serestas e festividades locais.

Sendo um destaque entre os músicos, fez parte de grupos de pagode, bandas de rock, forró e conjuntos instrumentais. O talento nato sempre cativou os companheiros de música e, principalmente, o público presente às suas apresentações.

“Busco na origem a essência da minha musicalidade. As minhas melodias refletem a nossa regionalidade e ritmos. Meu maior desafio sempre foi encontrar no nosso povo e na cultura amazônica a fonte da minha inspiração”, comentou o músico.

André Dantas é um músico que sempre procurou no seu sentimento e regionalidade uma fonte de inspiração (Foto: Diego Gurgel/Secom)
André Dantas é um músico que sempre procurou no sentimento e na regionalidade uma fonte de inspiração (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Hoje líder do grupo instrumental “Apuí”, Dantas teve seu talento reconhecido nacional e internacionalmente. Já tocou e produziu vários nomes do cenário brasileiro, e mais recentemente assinou a produção do disco da artista norte-americana Dina Blade.

Ano passado o artista circulou todo país por meio do projeto “Música para Todos”, e na oportunidade pôde apresentar um seleto repertório autoral composto por canções que refletem toda a sua trajetória musical desde a infância até os dias atuais.

Durante a turnê aclamada pela crítica nacional, o músico contou com a participação do violonista Pedro Cruz e do renomado percursionista João Gabriel.

“Precisamos acreditar na música produzida em nosso estado. Já tive vários convites para morar e tocar em outros locais, mas sei da importância da minha contribuição para o fortalecimento da música acreana, e nunca aceitei sair da minha terra. Hoje, estou feliz com o surgimento de novos músicos que também começam a levar a força das nossas canções país afora. Às vezes acreditamos que não temos o reconhecimento ou a valorização que queremos, mas é aqui meu lugar”, explicou o artista.

Concertos internacionais

Com o apoio da Universidade de Washington, Dantas, acompanhado do violonista Pedro Cruz, embarca na próxima semana para os Estados Unidos, para realizar três concertos com a musicista Dina Blade. Além dos concertos, André Dantas também irá realizar uma oficina sobre a música regional acreana, tradições e culturas.

“Estou feliz por receber esse convite e principalmente em poder representar a música produzida no Acre em outro país. Além dos concertos, também vou poder falar das nossas peculiaridades, ritmos e maneiras de interpretar a música. Precisamos acreditar no potencial dos músicos acreanos, só assim vamos conseguir romper as barreiras da música chamada de comercial”, relatou.

O espetáculo “Música para Todos”, que será apresentado nos Estados Unidos no fim deste mês, poderá ser assistido com exclusividade pelo público rio-branquense neste sábado , 25, às 19 horas, na Usina de Arte João Donato.

O espetáculo também faz parte das comemorações dos 13 anos de fundação da Rádio Aldeia e tem como objetivo divulgar o novo repertório do artista e arrecadar fundos para os custeios da viagem.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter