em andamento

Obra do Hospital Regional de Brasileia entra na reta final

 

Operários trabalham na instalação da grade de proteção do telhado do Hospital Regional de Brasileia (Foto: Leônidas Badaró)

Um salto de qualidade no atendimento à saúde. Assim pode ser resumida a importância da construção do Hospital Regional de Brasileia para o Acre, especialmente para a população de Assis Brasil, Epitaciolândia, Xapuri e Brasileia.

A boa notícia é que a obra já está mais de 60% concluída. Cerca de 20 operários trabalham agora na fase de acabamento e instalação de equipamentos.

O Hospital Regional de Brasileia vai otimizar os serviços de média e alta complexidades prestados à população da região do Alto Acre, estimada em mais de 70 mil pessoas.

Com uma área construída de quase 11 mil metros quadrados, a nova unidade vai contar com espaços como recepção/acolhimento, ambulatório, emergência, observação (ala adulta e pediátrica), enfermaria adulta (ala feminina e masculina), enfermaria pediátrica, urgência adulta, urgência pediátrica, semi-intensiva, unidade de cuidados intermediários neonatais, unidade-mãe canguru e coruja, centro cirúrgico, obstétrico, centro de parto normal, central de material e esterilização, laboratório, setor de serviços de apoio diagnóstico terapêutico, farmácia central e material médico-hospitalar, setor de serviços de nutrição dietética e refeitório.

O novo hospital vai disponibilizar 42 leitos, sendo 7 leitos cirúrgicos, 12 leitos clínicos, 11 leitos obstétricos, 3 leitos de pneumologia sanitária e 9 leitos pediátricos.

Estrutura de qualidade

Alguns serviços que serão oferecidos pela unidade se destacam. O ambulatório, por exemplo, terá nove consultórios, uma sala de fisioterapia para quatro atendimentos simultâneos, uma sala de cirurgia e uma posto de coleta de leite humano que comporta seis atendimentos simultâneos. Já o centro cirúrgico vai oferecer três salas operatórias.

As mamães da região do Alto Acre vão ter mais qualidade na hora do nascimento dos filhos. O centro cirúrgico obstétrico e o centro de parto normal vão oferecer cinco salas para partos normais e duas salas operatórias.

Com o ritmo intenso na obra, a previsão é quem em dezembro deste ano o Hospital Regional de Brasileia esteja com 90% da obra concluída e que alguns serviços já estejam sendo oferecidos no local.

“Essa é uma das obras mais importantes da saúde do Acre. O Hospital Regional vai proporcionar um avanço imensurável na qualidade do atendimento para as pessoas que moram no Alto Acre. Com essa obra concluída, vamos garantir ainda mais saúde para os moradores de Assis Brasil, Epitaciolândia, Brasileia e Xapuri”, afirma Gemil de Abreu Júnior, secretário estadual de Saúde.