Saneamento Integrado

Obras de pavimentação avançam em Marechal Thaumaturgo

Mais de 1,5 quilômetro já foram concretados (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Um dos investimentos que assegura as melhores condições de acesso a qualquer comunidade e, por consequência, colabora para o aumento da qualidade de vida dos moradores é a pavimentação.

A construção de ruas e calçadas permite as ligações entre regiões da cidade, facilita a ocupação de áreas isoladas, promove a valorização de imóveis e carrega consigo a implantação de outras estruturas, como as redes de água e esgoto.

No intuito de oferecer esses benefícios aos munícipes de Marechal Thaumaturgo, o governo do Acre, por meio do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) iniciou no mês passado os serviços de pavimentação de 8,5 quilômetros de vias.

O método utilizado para a execução desta obra é caracterizado pela a utilização de concreto armado, como tecnologia direcionada aos desafios locais.

“O solo da cidade exige cuidados especiais e estratégias diferenciadas. Acertamos a mão. O pavimento rígido adotado está revolucionando aquele município, sendo a primeira experiência no Acre, logo ali, nas cabeceiras do Juruá”, destaca o diretor-presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães.

Com um ritmo acelerado, as frentes de serviços já concluíram a extensão de 1,6 quilômetros de concretagem nas vias do município.

A autônoma Maria Gomes, fala da satisfação de ver a evolução dos serviços. “Acordo cedo, e os operários já estão a todo vapor, trabalham até tarde. Fico feliz e agradeço ao governador Tião Viana por lembrar da gente daqui”, disse.

Cerca de R$ 24 milhões foram destinados pelo Programa de Saneamento Ambiental Integrado e Inclusão Socioeconômica do Acre (Proser) ao município de Marechal Thaumaturgo. O projeto também conta com a coordenação da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan).

As obras do porto de acesso e do terminal de transbordo foram concluídas. As etapas de pavimentação, esgotamento e fornecimento de água com a construção de uma nova Estação de Tratamento (ETA) estão em andamento.

Conjunto de obras nos municípios de difícil acesso

O governo do Estado, por meio do Depasa, realiza obras de infraestrutura nos quatro municípios de difícil acesso: Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Santa Rosa e Jordão.

São R$ 100 milhões em investimentos em distribuição de água, coleta e tratamento do esgoto, pavimentação, drenagem, além da destinação correta do lixo.

Leia também: Com ruas de concreto, Marechal Thaumaturgo recebe um novo significado de dignidade