OCA comemora cinco anos de atendimento ao público

A instituição completou cinco anos no estado (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Instituição completou cinco anos no estado (Foto: Diego Gurgel/Secom)

No dia 27 de maio de 2010, em Xapuri, era inaugurada a Central de Serviço Público (OCA). Já em 27 de dezembro do mesmo ano, inaugurava-se a unidade em Rio Branco.

Assim, o governo do Estado dava início a uma nova política de atendimento ao cidadão, com a disponibilidade de diferentes serviços e instituições num só lugar.

Ao todo, são seis praças de atendimento ao público, das oito às 16 horas (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Ao todo, são seis praças de atendimento ao público, das 8 às 16 horas (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Segundo a diretora da OCA em Rio Branco, Margareth Macedo Cavalcante, eram previstos inicialmente cerca de cinco mil atendimentos diários, meta que logo foi superada.

No momento, são realizados em média 7.500 atendimentos diariamente, sendo que o recorde foi registrado em fevereiro de 2015, com 11.300 em um dia.

São mais de mil serviços, 26 instituições e 371 agentes públicos distribuídos em seis praças, para atender às demandas da população.

“Antes as pessoas precisavam se deslocar para vários lugares em busca dos serviços. Com a OCA, o governo conseguiu juntar num único espaço as principais necessidades da população, com uma política de atendimento que prima pela cortesia, pelo atendimento no menor tempo possível e procurando dar respostas ao cidadão”, comentou Margareth.

Capacitações e retorno 

Os agentes públicos recebem capacitações mensalmente (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Os agentes públicos recebem capacitações mensalmente (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Para garantir a meta estabelecida pela instituição de manter o nível de aceitação do público em 92%, os servidores passam por formação inicial e continuada, com capacitações mensais. “Todos os serviços são mapeados para que as falhas sejam identificadas e solucionadas o mais rápido possível”, frisa a diretora.

Prova de que essa estratégia vem dando certo é que de janeiro a dezembro, a aprovação dos usuários se mantém além do esperado. Em outubro deste ano, por exemplo, os resultados das manifestações dos cidadãos apontaram um percentual de 95% de satisfação. Até novembro, já se contabilizavam quase dois milhões de atendimentos.

Uma equipe da OCA é responsável por dar respostas a todas as manifestações que são registradas durante o atendimento na própria instituição ou depois, por meio do facebook. “Assim, vamos conseguindo manter esse feedback com as pessoas, e, cada vez mais, melhorando nossos serviços”, acrescentou.