OCA faz parte historicamente de Xapuri

OCA de Xapuri completa oito anos de serviços prestados no Alto Acre

OCA de Xapuri atende população de oito municípios com mais de 280 serviços ofertados ao público (Foto: Cedida)

A Central de Serviços Públicos (OCA) de Xapuri completa oito anos de fundação, no dia 27 de maio. Com uma metodologia sistêmica e novo conceito de atendimento à população do Alto Acre, são 285 serviços ofertados, por meio de 10 órgãos parceiros, além dos serviços pela internet.

A secretária da Gestão Administrativa, Sawana Carvalho, destaca que os bons resultados da cental no município são fruto da dedicação dos servidores.

“A gente agradece a todos os servidores da OCA Xapuri por realizarem nesses oito anos um atendimento de excelência, com eficiência à população xapuriense. É com muito orgulho que o governo do Estado disponibiliza esses serviços”, comentou Sawana Carvalho.

De acordo com a diretora-geral das OCAs, Maragareth Cavalcante, a central de Xapuri tem mantido uma média de 99% no índice de satisfação dos usuários, conforme pesquisa mensal realizada pela diretoria do órgão.

“Antes, a população solicitava os serviços, em muitos casos, se dirigir até a capital, desde a implantação da OCA no Alto Acre, podemos encontrar, em um único espaço, o requerimento de documentos como carteiras de identidade e trabalho, CPF, certidões de nascimento, casamento ou óbito, além de serviços prestados por instituições dos governos federal, estadual e municipal”, complementou Margareth Cavalcanti.

A gerente da Central de Xapuri, Conceição Oliveira, explica que a OCA desenvolve cerca de 300 atendimentos diariamente, pois um dos fundamentos da central é que o cidadão tenha sempre todas as informações sobre as etapas de serviços que ele vai solicitar: valor, prazos e toda a tramitação do processo.

“Para tornar possível o novo padrão de qualidade no atendimento, todos os funcionários passaram por uma rigorosa e especializada capacitação, para assim prestar o melhor serviço ao cidadão”, enfatizou Conceição Oliveira.

Centro histórico de Xapuri

O prédio onde funciona a OCA Xapuri faz parte do Centro Histórico da cidade e foi recuperado para acolher a população. Lá funcionava uma das duas mais movimentadas casas aviadoras de Xapuri: A Limitada, responsável pelo abastecimento de boa parte dos seringais da região, história que está retratada em um memorial que também faz parte da Central.