Exemplo

OCA: modernização e eficiência aproximam o cidadão dos serviços públicos

A OCA oferta cerca de 970 serviços, aproximando o cidadão dos trâmites públicos (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

Um dos temas debatidos durante o X Congresso Consad [Conselho Nacional de Secretários] de Gestão Pública, que acontece em Brasília até esta sexta-feira, 7, foi o custo burocrático com os trâmites públicos para a sociedade, que podem ser reduzidos com a adoção de práticas mais modernas que aproxima o cidadão dos serviços públicos.

O governo do Estado, já vem adotando essas práticas desde 2010, com a implantação da Organização das Centrais de Atendimento (OCA), órgão ligado a Secretaria de Estado da Gestão Administrativa (SGA).

A OCA é referência nacional na oferta, em um mesmo local, de diversos serviços públicos, além de servir de modelo para implantação de outras centrais, como por exemplo, a Central de Atendimento Tudo Aqui – do estado de Rondônia -, inaugurada em novembro de 2015.

Atualmente a central de Rio Branco realiza uma média de 7.000 atendimentos diários, agrupa 27 órgãos dos âmbitos municipal, estadual e federal e oferta cerca de 970 serviços.

O advogado Odemilto Lucena, atribui nota 10 ao atendimento da OCA. “Todo mundo é profissional e o atendimento é muito bom. Toda vez que eu procurei consegui resolver as coisas”, declara.

Atualmente a OCA Rio Branco realiza uma média de 7.000 atendimentos diários (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

Por meio do Guia de Serviços Públicos, www.gsp.ac.gov.br, a população pode acessar as informações das 27 instituições que fazem parte da OCA e informar-se sobre os documentos necessários para a realização do atendimento.

Reconhecimento da qualidade

Encontrar tudo que precisa em um só lugar foi o beneficio que a representante comercial Vaneide Ferreira destacou da central. “Um ambiente fresco, agradável, climatizado, onde há um parquinho que tem opção para o meu filho ficar enquanto eu resolvo as coisas”, afirma.

Outra ferramenta que aproxima o cidadão da central é o Ifale, desenvolvida em parceria com o Instituto Federal do Acre (Ifac), ainda em fase de teste, sendo utilizado somente no posto da Prefeitura Municipal de Rio Branco, na praça vermelha.

Funcionando apenas internamente na OCA, o canal permite que a população faça a avaliação dos serviços e do atendimentos oferecidosl.

“Após o atendimento, o atendente da à opção para o cidadão responder na mesa de atendimento ou nos postos montados exclusivamente para a manifestação do cidadão”, informa a diretora da OCA Rio Branco, Margareth Cavalcante.