OCA Móvel leva cidadania a pessoas com dificuldade de locomoção

OCA Móvel surgiu em parceria com o Instituto de Identificação da Polícia Civil para garantir a todos o acesso à documentação (Foto: Arquivo)

Com o intuito de promover ao cidadão privado de locomoção o alcance dos serviços básicos de cidadania, a Secretaria da Gestão Administrativa (SGA), por meio da Organização em Centros de Atendimento (OCA), promove há mais de oito anos o projeto OCA Móvel.

O público alvo do projeto são pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção e também os privados de liberdade que cumprem medidas judiciais. Porém, em 2018, o OCA Móvel foi expandido passando a atender alunos do ensino infantil das escolas públicas de Rio Branco.

De acordo com a gestora da SGA, Sawana Carvalho, esse tipo de experiência, além de disponibilizar serviços voltados às necessidades dos cidadãos, tem como foco a garantia do acesso, de maneira igualitária, a quem precisa, o que ressalta o seu caráter democrático.

Em 2018, o projeto se expandiu e passou a atender alunos de escolas de educação infantil, creches e pré-escolas (Foto: Arquivo)

“O serviço funciona mediante agendamento, mas a família não precisa vir até aqui para solicitá-lo. Basta acionar o 3215-2400 e repassar a situação em que o cidadão se encontra e a equipe vai até ele. Isso porque nós entendemos que para prestar um bom atendimento basta a capacidade de se colocar no lugar do outro”, enfatizou Sawana Carvalho.

Segundo a diretora-geral da OCA, Margareth Cavalcante, esse projeto é desenvolvido em parceria com o Instituto de Identificação da Polícia Civil. “Uma equipe faz a triagem das pessoas que estão nessa situação, para posteriormente a OCA Móvel ir até elas para colher seus dados e impressões digitais e levá-las aos postos do Instituto de Criminalística”, explicou.

Para a agente pública Cristina Maia, que faz parte da equipe que leva atendimento ao cidadão que não pode ir até a Central, todo trabalho e esforço é feito com muito carinho e dedicação. “Estou há cinco anos trabalhando no OCA Móvel, e é satisfatório levar esse tipo de serviço à população, pois a cada pessoa que atendemos somos recebidos com muito respeito e gratidão. Contudo, espero que em 2019 o OCA Móvel não pare e consiga alcançar mais pessoas.”

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter