Oficina define diretrizes do Plano Estadual de Educação Ambiental

Construção do documento se dá de maneira democrática (Foto: Cedida)

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Rede Acreana de Educação Ambiental e a WWF, deu início nesta quarta-feira, 8, à oficina de construção e validação do Plano Estadual de Educação Ambiental do Acre (PEEA/AC).

A atividade, promovida até esta sexta-feira, 10, no Parque Zoobotânico (PZ) da Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco, reúne mais de 50 participantes das cinco regionais acreanas.

Durante a oficina, serão elaborados os subsídios finais do plano. Participam do encontro educadores e educadoras ambientais e comunitários. A construção do documento se dá de maneira democrática.

Coordenado pela Sema, em comunhão com a Rede Acreana de Educação Ambiental e a WWF, o Plano de Educação Ambiental assegura estratégias de atuação transversal para formação de educadoras e educadores, inserção da temática ambiental nas instituições de ensino e subsidio a políticas públicas.

Segundo Edegard de Deus, titular da Sema, o instrumento visa gerar mais qualidade de vida aos cidadãos. “Nossa proposta é institucionalizar ações e diretrizes para que, ao longo dos anos, possamos cuidar melhor do nosso meio ambiente. A ideia é formar uma consciência coletiva para cuidarmos melhor da nossa água, floresta e cidades.”

O plano proporciona organicidade, complementariedade e visualização de metas e indicadores de avaliação e monitoramento de políticas, programas e projetos voltados a uma educação ambiental crítica, inclusiva e de enfrentamento às desigualdades sociais e conservação dos recursos naturais.

“A educação é a base para a transformação da sociedade. Investir em educação é essencial para estimular a mudança de comportamento e para uma transformação de políticas públicas e institucionalidades como um todo”, observa Flávio Quental, analista de conservação da WWF.

A primeira etapa de construção do PEEA foi a elaboração do mapeamento social, quando foram realizadas oficinas com alguns públicos e territórios envolvendo comunitários e instituições com atuação na temática ambiental. Finalizado, o documento será encaminho à Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a fim de se tornar uma política pública de Estado, após ser sancionado pelo governador Tião Viana.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter