Oficina traça Plano Operacional Anual da Reserva Chico Mendes

O planejamento contou com participação de lideranças comunitárias (Foto: Val Fernandes/Secom)
Oficina contou com a participação de líderes comunitárias (Foto: Val Fernandes/Secom)

Organizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), a oficina que traçou o Plano Operacional Anual (POA) da Reserva Extrativista (Resex) Chico Mendes teve a participação de diversas instituições que atuam no território e de lideranças comunitárias.

O encontro foi realizado nesta quinta e sexta-feira, 28 e 29, no auditório da Procuradoria Geral do Estado (PGE). A proposta do POA é viabilizar as ações promovidas dentro da Resex, proporcionado a ampliação das atividades por meio de uma gestão integrada dos recursos.

“Nós ouvimos as lideranças comunitárias, que apontaram suas demandas, e juntos desenvolvemos metas a serem executadas durante este ano, em parceria com as instituições que já atuam na unidade”, destacou Íria de Oliveira, chefe substituta do ICMbio.

val_1
Oficina foi promovida pela Sema e ICMbio  (Foto: Val Fernandes/Secom)

Para o presidente da Associação de Moradores e Produtores da Resex em Xapuri, Sebastião Pereira, o POA demonstra a preocupação dos órgãos com as famílias de extrativistas. “Por meio de um planejamento, teremos acesso às políticas públicas de produção social, entre outras. E é com esse apoio que fortaleceremos nossa organização em grupos de trabalho”, disse Pereira.

Durante a oficina, a Sema apresentou painéis sobre as políticas públicas ambientais e apontou as ações de manejo comunitário desenvolvidas na Reserva Chico Mendes, que conta com a organização e monitoramento do Estado sobre as ações desenvolvidas por órgãos federais, estaduais e não governamentais.

João Paulo Mastrangelo, secretário-adjunto de Meio Ambiente, observa que a realização da oficina traduz o compromisso do governador Tião Viana com a Resex, no intuito de combater o desmatamento e gerar renda aos extrativistas.

A Reserva Extrativista Chico Mendes é uma unidade de conservação federal. Segundo o ICMbio, órgão administrador, cerca de 1.200 famílias residem no território. A unidade está situada entre Rio Branco, Capixaba, Xapuri, Brasileia, Epitaciolândia e Assis Brasil.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter