Formatação de projeto em audiovisual é tema de oficina em Rio Branco

formação
Cursos serão oferecidos nas áreas de documentário, animação e ficção (Imagem: Divulgação)

Com objetivo de qualificar projetos a serem inscritos nos editais de linha de produção de conteúdos para TVs públicas, serão oferecidas em Rio Branco três oficinas de formatação de projeto (Prodav). A formação faz parte do programa Brasil de Todas as Telas.

Três áreas serão contempladas: documentário, animação e ficção, com 30 vagas cada. Os cursos se iniciam no dia 19 de fevereiro e serão realizados na Usina de Arte João Donato. Para se inscrever, basta preencher o formulário online.

As oficinas ajudarão os produtores na escrita dos projetos a serem enviados às TVs públicas. Toda a documentação e a proposta de produto devem ser enviadas até o dia 31 de março.

A linha oferecerá R$ 60 milhões em recursos do Fundo Setorial Audiovisual, distribuídos em cinco regiões do Brasil. O investimento fomentará a produção de 56 obras audiovisuais independentes.

De acordo com a diretora da Formação da Usina de Arte, Simone Pessoa, a produção audiovisual está em ascensão no Acre, e o curso ajudará mais produtores a participarem desse movimento.

“Muitos dos produtores locais deixam de mandar seu produto por não terem um apoio ou assessoria na hora da produção do projeto. Os cursos serão de grande importância, pois ajudarão os interessados locais a escreverem o trabalho conforme o edital”, conta.

Segundo Gavin Andrews, que mediará a oficina da área de documentário, os cursos têm como objetivo regionalizar a produção de conteúdos, além de fomentar a produção de trabalhos nacionais.

“A ideia é desmistificar os editais, mostrando aos produtores que a proposta não é complicada. Além disso, o objetivo da Ancine é incentivar pessoas que vivem longe dos grandes centros a participarem desses projetos”, explica.

Os editais são operados por meio de uma parceria entre a Agência Nacional do Cinema (Ancine), a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), com apoio da Associação Brasileira de Canais Comunitários (ABCCOM) e Associação Brasileira de Emissoras Públicas Educativas e Culturais (Abepec).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter