Milhares de trabalhadores e equipamentos estão nas ruas a partir de hoje para o início da operação mais abrangente de limpeza e infraestrutura de Rio Branco

operacao_verao_foto_gleilson_miranda_04.jpg
operacao_verao_foto_gleilson_miranda_03.jpg

Operação Cidade lançada nesta sexta-feira é fruto de parceria entre gestão municipal, Governo do Estado e movimentos populares (Fotos: Gleilson Miranda/Secom)

Máquinas e trabalhadores estão nas ruas para a Operação Cidade 2010 que este ano reúne 1,1 mil profissionais divididos em 12 equipes responsáveis em efetuar as ações definidas no Programa de Gestão Participativa (PGP), entre as quais recuperação de ruas com piçarramento e asfaltamento, obras de drenagem, desobstrução de bueiros e limpeza de igarapés, poda de árvores, limpeza de praças, retirada de entulhos, varrição mecanizada e manual. Bairros das sete regionais de Rio Branco serão beneficiados com os serviços que envolvem sete secretarias municipais com apoio logístico do Deracre.

Este ano os diferenciais da Operação Cidade serão o trabalho de limpeza de equipamentos urbanos como pontos de ônibus, placas de trânsito, postes e de educação ambiental, orientados a levar à população informações sobre destino do lixo e separação de resíduos sólidos. Para o governador Pedro Ranzi, esta parceria entre Governo do Estado e município na execução das ações da Operação Cidade, realizada desde 2005, é importante para deixar a cidade mais estruturada. "Este é um trabalho de muitas mãos, necessário para deixar a cidade ainda melhor, mais bonita. É preciso que as pessoas também se conscientizem que devem fazer a parte delas, evitando jogar lixo nas ruas, nos rios e igarapés. Isto melhora a condição de vida da população".

O prefeito Raimundo Angelim destaca o apoio não só da bancada de apoio à prefeitura na Câmara Municipal, como também da oposição. "Os vereadores de oposição não faltam quando é preciso reforçar os programas que beneficiam a comunidade".

operacao_verao_foto_gleilson_miranda_11.jpg

Mais de 1,1 mil trabalhadores estarão simultaneamente em várias frentes para executar obras do programa (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Gilson Alburquerque, presidente da União Municipal das Associações de Bairro de Rio Branco (Umarb), disse durante lançamento da ação na manhã desta sexta-feira, no pátio da Secretaria de Serviços Urbanos, que os serviços foram definidos após discussão com os moradores por meio dos movimentos populares. "Nunca ninguém da prefeitura foi dizer o que devíamos fazer. Cada rua que foi asfaltada ou piçarrada, cada praça reformada, quadra de esporte construída, cada obra foi decidida pela comunidade, pelas pessoas que quiseram participar da construção do seu bairro", afirma lembrando que a Umarb fiscaliza o passivo do PGP, ou seja, as obras que ainda não foram executadas.

Os moradores dos bairros que receberão intervenções da Operação Cidade 2010 serão avisados sobre os dias em que as tarefas serão desenvolvidas.


Galeria de Imagens