Paciente do Rio Grande do Norte parabeniza equipe médica do HC

João Cordeiro de Melo, 75, esteve no Acre para passar férias, mas conseguiu manter seu tratamento no HC (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)
João Cordeiro de Melo, 75, esteve no Acre para passar férias com a família, mas conseguiu manter seu tratamento no HC (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)

O governo do Acre adquiriu para o setor de nefrologia do Hospital das Clínicas (HC), no mês de junho, 38 novas máquinas para a realização de hemodiálise. Os novos equipamentos beneficiaram pacientes que aguardavam vagas para a realização do tratamento em Rio Branco.

Entre os beneficiados está João Cordeiro de Melo, 75, de Natal (RN). Ele conseguiu uma vaga para realizar a hemodiálise enquanto esteve de férias no Acre.

Para que Melo conseguisse dar início ao trâmite do processo e assegurasse a vaga no HC, o serviço de assistência social da clínica de Natal entrou em contato com a assistência social do setor de nefrologia do Hospital das Clínicas do Acre para que pudesse encaixar o paciente.

“Graças a Deus, o governador, com a superintendência do Hospital das Clínicas, providenciou a compra e substituição das novas máquinas de hemodiálise. Foi então que ligaram para a assistência social de Natal informando que tinham conseguido uma vaga para que eu pudesse realizar meu tratamento aqui em Rio Branco”, conta o paciente

Unidade receberá 38 máquinas novas, vindas da Itália (Foto: Arquivo/Sesacre)
Unidade recebeu 38 máquinas novas, vindas da Itália (Foto: Arquivo/Sesacre)

Melo completa: “Estou muito satisfeito com o atendimento e o tratamento que tenho recebido pelos profissionais da saúde do Acre. Estou aqui em trânsito. Retorno para Natal muito feliz e satisfeito com a Saúde do Acre”.

O Setor de Nefrologia do HC funciona de segunda a sábado, incluindo os feriados, ininterruptamente, para que possa atender da melhor forma os pacientes. A unidade disponibiliza transporte aos que não têm como ir à unidade, fazendo o traslado de ida e volta para casa durante a realização do tratamento.

Como funciona a hemodiálise?

Na hemodiálise, a máquina recebe o sangue do paciente por um acesso vascular, que pode ser um cateter (tubo) ou uma fístula arteriovenosa, e depois é impulsionado por uma bomba até o filtro de diálise (dialisador).

No dialisador o sangue é exposto à solução de diálise (dialisato) através de uma membrana semipermeável que retira o líquido e as toxinas em excesso e devolve o sangue limpo para o paciente pelo acesso vascular.

Quem necessita fazer esse tratamento?

A hemodiálise está indicada para pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica graves. A indicação de iniciar esse tratamento é feita pelo seu médico especialista em doenças dos rins (nefrologista), que avalia o seu organismo.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter