Pacientes com câncer participam de confraternização no Horto Florestal

Duas pacientes participaram da atividade proposta pela equipe do Hospital do Câncer (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)
A atividade foi proposta pela equipe do Hospital do Câncer (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)

Uma equipe de colaboradores do Hospital do Câncer de Rio Banco realizou na tarde da última sexta-feira, 22, um piquenique para pacientes com câncer em estágio avançado, no Horto Florestal. O objetivo foi incentivar a convivência social.

“Quisemos promover a interação entre os pacientes que recebem os cuidados paliativos. Para essa primeira experiência, convidamos os pacientes para mostrar que não precisam ficar reclusos”, disse Holda da Costa Filha, médica responsável pelos cuidados paliativos do hospital.

No Acre, existem 25 pacientes em estado terminal, desses, 17 estão em Rio Branco recebendo o acompanhamento da equipe composta por nutricionistas, psicóloga, assistente social, enfermeiros e médicos. Esses profissionais realizam, semanalmente, uma visita à casa de todos os pacientes que estão sob seus cuidados.

Maria Loureiro, 69 anos, tem câncer de endométrio e relatou seu contentamento em poder compartilhar o momento com pessoas por quem ela tem admiração. “Elas são maravilhosas para mim. Reclamo quando passam uma semana sem ir lá em casa. Poder estar aqui, no Horto, me confraternizando com elas que sempre cuidam de mim é uma enorme alegria”, declarou a aposentada.

Esse é o primeiro encontro que a equipe do Hospital do Câncer realiza com seus pacientes fora do complexo hospitalar. “Futuramente, iremos realizar com pacientes que têm dificuldade de locomoção e, por último, iremos promover um encontro com os familiares e acompanhantes, pois eles também sofrem muito e merecem um encontro exclusivo”, afirmou Holda.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter