Pacientes do Alto Acre fazem mamografia em ação promovida pelo governo e Aleac

A paciente Rizomar Moura de Oliveira diz que essa é uma medida de prevenção importante para as mulheres (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)
Paciente Rizomar Moura de Oliveira diz que essa é uma medida de prevenção importante para as mulheres (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)

Um grupo de 27 mulheres de Brasileia e Epitaciolândia veio a Rio Branco nesta terça-feira, 24, para fazer exames de mamografia no Centro de Controle Oncológico do Estado (Cecon).

A ação é realizada após parceria firmada entre o governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), com a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), via gabinete da deputada Leila Galvão.

Para agilizar os procedimentos, as mulheres são trazidas de ônibus para a capital e, durante todo o dia, o atendimento do grupo é priorizado na unidade de saúde.

Maria Rocha de Freitas, 57 anos, é uma das pacientes atendidas pela ação. Ela conta que todos os anos faz seu preventivo contra o câncer de mama.

“Antes eu fazia numa clínica particular, mas há dois anos sou atendida aqui. Para quem mora na zona rural é difícil se deslocar até Rio Branco, pois tem gasto. Mas agora fica bem melhor com esse ônibus, que traz a gente de graça. Já chegamos para ser atendida. Até a viagem é melhor porque a gente vem brincando, conversando com as amigas”, diz.

Para a paciente Rizomar Moura de Oliveira, a ação é fundamental. “É uma medida de prevenção precoce, importante para as mulheres porque, se por acaso aparecer algum problema, já vai tratar com antecedência e, assim, a chance de ser curada é maior”, observa.

Secretário de Saúde e parlamentar ressaltam que parceria é para aproximar a população dos serviços públicos (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)
Secretário de Estado de Saúde e parlamentar ressaltam que parceria é para aproximar a população dos serviços públicos (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)

A deputada Leila Galvão, propositora da atividade, agradeceu o apoio do governo do Estado. “A maioria dessas mulheres vive na zona rural e teria mais dificuldades de se deslocar até a capital para realizar seus exames. Prevenir, cuidar da saúde dessas mulheres é muito importante”, frisou.

O secretário Armando Melo ressaltou que o governador Tião Viana fica satisfeito quando vê essas iniciativas beneficiando a população que realmente precisa do aporte do Estado. “O governo trabalha para aproximar os cidadãos de seus serviços”, concluiu.