Acre como exemplo

Para Colômbia, desenvolvimento sustentável do Acre é viável no país

“A experiência do Acre, adaptada à realidade colombiana, será muito importante”, afirmou Murillo (Foto: Andréa Zílio/Secom)

O ministro do Meio Ambiente da Colômbia, Luis Gilberto Murillo, disse estar interessado no modelo acreano de desenvolvimento econômico e social aliado à preservação da natureza. A declaração foi nesta quarta-feira, 5, durante o encontro de governadores e prefeitos colombianos, realizado em Bogotá, capital do país.

“Para nós [Colômbia], é importante que o país inicie esse caminho de articulação para a conservação da natureza e o desenvolvimento econômico e social. A experiência do Acre, adaptada à realidade colombiana, será muito importante”, afirmou Murillo, pontuando que deseja ir ao Acre “para ver com meus próprios olhos as transformações que aconteceram”.

O ministro fez, inclusive, um convite para que o governador do Acre volte ao país e apresente-o ao presidente da República, Juan Manuel Santos.

O evento é apoiado pelo Banco Mundial, que juntamente com o governo da Colômbia convidou o governador do Acre, Tião Viana, para apresentar aos gestores colombianos as experiências nas políticas públicas ambientais do estado bem como seus resultados.

O Acre tem em sua identidade histórica a relação do homem com a natureza, o que tem refletido nas políticas públicas ambientais e econômicas. Resultado disso, é que mesmo com seu Produto Interno Bruto (PIB) crescendo ano a ano, continua com 87% do território conservado.

Parte de sua resolução para desenvolvimento sustentável é o Sisa (Sistema Estadual de Incentivo aos Serviços Ambientais), que botou o Acre em um patamar único no cenário internacional. Com isso, o Estado pode acessar novos investimentos pelo Programa Global REM (REDD for Early Movers – pioneiros na conservação), em parceria com o banco alemão KfW.

Por uma Amazônia livre do desmatamento

Com o objetivo de compartilhar experiências e discutir  sobre o tema: “Una Amazonía Libre de Deforestación” [Uma Amazônia Livre do Desmatamento, em tradução livre], o encontro de prefeitos e governadores da Amazônia Colombiana reúne as vivências e desafios de estados e municípios sul-americanos em um diálogo voltado para uma Amazônia livre da devastação florestal.