Segurança

Para obter licenciamento de veículo é necessário quitar débitos de multa

Ana Flávia Soares
15.07.2017 14:00

Circular com veículo que não esteja licenciado é infração de trânsito gravíssima (Foto: Weslley Oliveira/AscomDetran)

O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/Ac) esclarece que o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), documento de porte obrigatório, só é emitido e enviado pelos correios após a quitação do licenciamento anual e de todos os demais débitos, incluindo multas vencidas.

O licenciamento anual comprova que o veículo está em condições de rodar, atendendo a legislação brasileira. Circular com veículo que não esteja licenciado é infração de trânsito gravíssima.

Para que o automóvel continue circulando regularmente é necessário pagar as taxas de Seguro Obrigatório, Licenciamento e Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e multas vencidas.

“Os proprietários devem ter ciência que para o veículo está licenciado efetivamente, eles precisam quitar os débitos com multas vencidas”, explica chefe da Divisão de Multas do Detran, Heretuza Pessoa.

No site do Detran é possível verificar as multas vinculadas ao veículo, além de imprimir boletos para pagamento. Ao acessar o endereço eletrônico, clique na opção veículos, depois serviços online e por último clique em emissão de débitos de veículos.

Imagem ilustrativa

Para ter acesso deve-se informar o número da placa e o Registro Nacional de Veículo (Renavam), vem impresso no do seu CRLV. Também existe a opção de emitir multas nos postos de atendimento do Detran:

Detran Sede: Av. Ceará, número 3059, Jardim Nazle.

Detran Veículos: Av. Nações Unidas, No 1.735, em frente ao 7º BEC.

Detran OCA: Rua Quintino Bocaiuva com Avenida Brasil, Centro.

Mais notícias