Imac e Prefeitura

Parceria beneficia ribeirinhos de Cruzeiro do Sul

O Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) firmou uma parceria com a Prefeitura de Cruzeiro do Sul para trabalhos conjuntos nas áreas de recursos hídricos, educação e controle ambiental na região do Vale do Juruá. A cooperação técnica prevê ainda a cessão de equipamentos do Estado para o município, com o intuito de fortalecer o trabalho de assistência e apoio aos ribeirinhos afetados pela enchente.

André Hassem, diretor-presidente do Imac, destacou que a integração entre os poderes municipal e estadual, visa beneficiar a população do Juruá com políticas públicas eficazes e de impacto imediato. “Estivemos em Cruzeiro do Sul, acompanhando de perto a alagação, e o  Imac cedeu barcos e veículos, para ajudar nos resgates e minimizar os danos sofridos pelos cruzeirenses”, destaca Hassem.

O acordo foi firmado nesta quinta-feira, 07 (Foto: Cedida)

Além dos equipamentos, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) doou ainda madeiras para a construção de alojamentos para acolher os desabrigados. Na oportunidade o titular da pasta, Israel Milani, destacou que a parceria vai fortalecer as ações do Estado e do município na região.

Participaram da assinatura do termo, representantes dos órgãos governamentais e o prefeito em exercício da cidade, Zequinha Lima. A secretária municipal de Meio Ambiente de Cruzeiro do Sul, Ivana Guerreiro, também esteve presente.

O prefeito lembrou que o trabalho integrado era um desejo antigo. “ Sonhávamos com essa parceria entre o Estado e a Prefeitura, que por meio do Imac, trará benefícios diretos a população da nossa região”, ressalta.

Ainda na quinta-feira, 7, a prefeitura decretou situação de emergência em razão da elevação do nível do Rio Juruá.  No dia anterior, o governador Gladson Cameli, esteve na cidade e vistoriou as áreas inundadas nos bairros Miritizal, Boca do Moa, Várzea e Lagoa. Na ocasião, o chefe do Estado, afirmou que todos os esforços estão sendo feitos para que as famílias atingidas recebam toda a assistência necessária.