Parceria com governo vai intensificar combate à malária em Mâncio Lima

Hospital do município atende pacientes com malária em Mâncio Lima (Foto: Leônidas Badaró)

A região do Vale do Juruá concentra mais de 98% dos casos de malária no Acre.

Mesmo o combate efetivo à doença sendo uma responsabilidade dos municípios, o governo estadual apoia as prefeituras com suporte, planejamento e execução de ações contra a malária.

É o que vai acontecer, por exemplo, a partir da próxima semana em Mâncio Lima, distante mais de 650 quilômetros da capital Rio Branco.

Atendendo pedido do prefeito do município, Isaac Lima, ao governador Tião Viana, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio dos Departamento de Vigilância em Saúde e Atenção Primária, vai se juntar à Secretaria de Saúde de Mâncio Lima em uma verdadeira força-tarefa no combate à malária.

As ações vão contar com borrifação domiciliar, exames de diagnósticos e atividade de orientação e prevenção ao mosquito transmissor da doença, além da capacitação aos profissionais em saúde da região.

A confirmação da parceria foi comemorada pela secretária de Saúde de Mâncio Lima, Joice Gonçalves. “É uma expectativa muito grande. Agora nessa reta final do ano, tivemos muitos casos de malária aqui no município. Estamos mobilizando todos os nossos servidores e a população para trabalharmos juntos nessa ação conjunta. Só de funcionários vamos disponibilizar cerca de 50 pessoas. Agradecemos muito ao governo do Estado”, destaca.

A equipe de profissionais se desloca de Rio Branco neste domingo, 7, a Mâncio Lima. O diretor de Vigilância em Saúde da Sesacre, Moisés Viana, destaca que a ação deve durar 15 dias. “Estamos indo com a nossa equipe apoiar o munícipio. A ideia é de que realizemos um trabalho em conjunto de duas semanas com a gestão municipal no combate à malária. A expectativa é de que juntos consigamos diminuir o número de casos da doença concentrado na região.”

Essa ação faz parte do plano de integração das ações da atenção primária com a vigilância em saúde na região do Juruá. “Como Estado, iremos acompanhar mensalmente e avaliar as ações e os resultados do que está sendo desenvolvido na região”, destaca Valéria Moraes, gerente da Atenção Primária e Saúde da Família da Sesacre.

Mâncio Lima vai receber equipamentos para o combate à malária

Além da força-tarefa em conjunto com o Estado, o município vai receber um bom investimento em veículos e equipamentos para combater a doença. Até março, deverão ser entregues à prefeitura local uma caminhonete, cinco motocicletas, três computadores, seis pulverizadores, cinco microscópios, além de outros equipamentos.

“É um investimento de mais de 240 mil reais. Parte desses equipamentos já adquirimos e os que faltam estão em fase final de licitação. Nossa expectativa é de que até março façamos essa entrega a Mâncio Lima”, diz Moisés Viana.

De janeiro a fevereiro de 2017 foram registrados 5.096 casos de malária no Acre. Desses, 98,8% estão concentrados em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves.

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter