Parceria deve levar produtos do Acre para mercado de São Paulo

A amostra do peixe foi levada nesta quarta (Foto: Rayele Oliveira)
Mostra do peixe foi levada nesta quarta (Foto: Rayele Oliveira)

Castanha, biscoitos, farinha e muitos outros produtos do Acre poderão ser comercializados no Mercado Municipal de Pinheiros, em São Paulo.

As amostras de produtos foram entregues nesta semana para a análise do Instituto Atá, entidade presidida pelo chef de cozinha reconhecido mundialmente Alex Atala.

O instituto vem desenvolvendo no mercado um projeto de valorização dos ingredientes e sabores do Brasil com os boxes regionais. E chegou a vez de serem apresentados os produtos do Acre.

Acompanhado pelo secretário da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis, Fernando Lima, e do diretor da Agência de Negócios do Acre, Inacio Moreira Neto, o empresário José Luiz Felício levou produtos da indústria Miragina, de Rio Branco. Para Felício, essa será uma oportunidade para que o Acre vença barreiras geográficas e mostre que é um estado que produz.

”Ficamos muito satisfeitos com o que vimos do Acre. São produtos dos quais realmente ainda sentimos falta aqui e que parecem ter bastante viabilidade”, frisou uma das responsáveis pelo boxe da Amazônia, Luciana Andrade.

Responsável pelas vendas da Peixes da Amazônia, o Grupo 5 também levou alguns cortes de pescado ao mercado para apresentá-los ao boxe Nossa Senhora de Fátima, onde é a comercializada a parte de peixaria. O representante, Alexandre Santos, afirmou estar impressionado com a qualidade da apresentação dos produtos: “É um pescado que já chega numa embalagem muito legal pro consumidor final e pode ser bastante competitivo. Muito bacana conhecer também todo o processo da cadeia produtiva até o peixe chegar ao seu destino. Gostei muito”.

De olho no futuro

Castanha e biscoitos foram apresentados (Foto: Rayele Oliveira)
Castanha e biscoitos foram apresentados (Foto: Rayele Oliveira)

Para tratar sobre a parceria, a vice-governadora do Acre, Nazareth Araújo, o secretário Fernando Lima e o diretor Inácio Moreira Neto foram recebidos pelo chef Alex Atala em um de seus restaurantes.

Na oportunidade, o chef declarou seu interesse de adquirir os produtos acreanos: “Eu diria até que é uma obrigação nossa trazer esses produtos para o mercado”, enfatizou.

De acordo com Moreira Neto, o encontro foi um primeiro passo para que se encontrem estratégias de como os produtos poderão atender às necessidades e padrões, além da viabilidade logística.