crimes de trânsito

Parceria entre Detran e Vara de Penas e Medidas Alternativas oportunizará ressocialização de reeducandos

Parceria pretende viabilizar a inserção, em setores do Detran, de reeducandos que cometeram crimes de trânsito, como cumprimento de parte da pena (Foto: Fhaidy Acosta/Detran/AC)

Os diretores do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) receberam na manhã desta segunda-feira, 2, representantes da Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas (VEPMA), para discutir uma parceria que viabilize a inserção, em setores do Detran, de reeducandos que cometeram crimes de trânsito, como cumprimento de parte da pena.

Para a juíza de direito da VEPMA, Andrea Brito, a parceria entre os órgãos vai contribuir para a conscientização e ressocialização desses reeducandos. “Estamos buscando junto ao Detran a promoção da reeducação no fato ilícito que foi praticado, evitando, assim, novas reincidências, além de  entregar à sociedade pessoas ressocializadas, que não venham a praticar os mesmos crimes”, enfatiza.

Nesse momento foi apresentado a tratativa do convênio. A próxima fase é a operacional, em que a VEPMA irá apresentar ao Detran uma série de opções de trabalhos a serem desenvolvidos com os reeducandos, como palestras, formato das medidas e cursos.

Segundo o diretor-geral da autarquia, Pedro Longo, a parceria visa conscientizar condutores que cometeram crimes de trânsito para a importância do respeito às leis de trânsito. “Vamos inserir esses reeducandos para prestarem serviços em setores como o de educação de trânsito, para que tenham vivência e não voltem a praticar o mesmo delito.”