Parceria entre Governo e WWF fortalece economia verde na região do Rio Gregório

O Governo do Estado, por meio da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), em parceria técnico-financeira com o World Wildlife Fund (WWF), prospecta a implantação da unidade de beneficiamento de óleos vegetais na bacia do Rio Gregório, em Tarauacá, a partir dos insumos do açaí, andiroba, murmuru, coquinho e outros. O objetivo é melhorar a renda das pessoas que vivem na floresta.

Há aproximadamente um ano, 60 famílias de produtores recebem apoio técnico e científico de pesquisadores da Funtac, que identificam as potencialidades e buscam garantir melhor qualidade agregando benefício aos produtores, como forma de gerar renda para os integrantes das associações das comunidades dos rios Tauari e Mamoré, que fazem parte do projeto.

Entre as atividades desenvolvidas com as comunidades, estão o levantamento das espécies nativas, cursos de aperfeiçoamento de técnicas utilizadas e de boas práticas na colheita, exploração de óleos nativos e oficinas sobre produção de fitocosméticos à base de óleos, o que se tornou viável a partir da liberação de financiamento de R$ 150 mil pelo WWF.

“Esses projetos sempre têm a finalidade de permitir boas práticas na extração dos princípios ativos da floresta e das potencialidades visando fomentar uma cadeia produtiva de produtos ecossustentáveis”, disse o diretor-presidente da Funtac, José Luiz Gondim.

Capacitação

Nos próximos dias 21, 22 e 23, a Funtac, em parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac) e outras instituições, realizará um seminário para produtores e técnicos com o objetivo de capacitar e fazer o levantamento de dados produtivos não madeireiros, além de avaliar os resultados do projeto com as comunidades beneficiárias e promover oficinas para a definição de estratégias e interação de ações de desenvolvimento da economia verde.

O evento é gratuito e será realizado na Unidade de Gerenciamento Ambiental Integrado em Tarauacá, a partir das 8 horas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter