Direitos e deveres

Parceria entre Secom e Defensoria Pública promove cidadania

A Secretaria de Comunicação do Estado (Secom) firmou parceria com a Defensoria Pública do Acre (DPE/AC) para ampliar os serviços e divulgar as ações desenvolvidas pela instituição jurídica, proporcionando de forma mais fácil informações sobre os serviços ofertados à população.

Além de inserções diárias na Rede Aldeia, a Defensoria Pública terá participação na programação da Rádio Difusora Acreana (RDA). A cada quinze dias, um defensor público terá participação no programa “RDA, Eu e Você” com o quadro “Fala Defensor”, atendendo aos ouvintes que queiram tirar dúvidas sobre assuntos relacionados às questões judiciais.

Dessa forma, a Secom busca consolidar as políticas públicas de inclusão tendo em vista a dificuldade de acesso enfrentada, principalmente, por moradores da zona rural da capital e interior. Para estes, basta acompanhar a programação para ficar bem informado sobre o assunto.

“Um dos objetivos da Rede Aldeia é trabalhar com foco nos serviços aos cidadãos. Esse espaço na Difusora reforça o trabalho da Defensoria Pública do Estado e aproxima ainda mais a comunidade desses serviços. Estamos felizes com essa construção que beneficia principalmente a sociedade”, destacou a gestora da Secom, Andréa Zílio.

Direitos do cidadão na Voz das Selvas

O objetivo é consolidar as políticas públicas de inclusão, principalmente, por moradores da zona rural da capital e interior (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Apesar de a Defensoria atender a um público específico, a programação visa alcançar a todos para ampliar o conhecimento sobre o papel da instituição, utilizando uma linguagem menos técnica que facilite a compreensão.

“Essa parceria é de suma importância porque divulga aos cidadãos os direitos assistidos a cada um. Somos gratos a comunicação do estado por muito contribuir com esses serviços”, observou o defensor público, Celso Araújo.

Segundo a âncora do “RDA, Eu e Você”, Ângela Vila Nova, o novo quadro trará temas distintos a cada programa. A escolha será anunciada durante a programação e os ouvintes poderão direcionar suas dúvidas. “Recebemos ligações de pessoas que residem em lugares mais distantes em busca de informações sobre esse assunto e não podemos deixar nossos ouvintes sem uma resposta sobre seus direitos e deveres jurídicos”, disse a comunicadora.

Sobre a Defensoria

Com 16 anos de atuação, a Defensoria Pública do Acre contabiliza uma média anual de 70 mil atendimentos (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

A Defensoria oferece todos os atendimentos na defesa judiciais e extra judiciais de conflitos, e atende em média 300 pessoas diariamente. Com objetivo de melhorar a qualidade dos atendimentos prestados, os serviços são feitos de forma diferenciada com o sistema de senhas eletrônicas que permite o acompanhamento de atendimento de forma mais direta diminuindo, assim, o tempo de espera.

Para atender a grande demanda os serviços são oferecidos de forma descentralizada. Como uma forma de proporcionar mais agilidade, economia e praticidade, a Defensoria disponibiliza os Núcleos Regionais de atendimentos.

Com 16 anos de atuação, a Defensoria Pública do Acre contabiliza uma média anual de 70 mil atendimentos, para atender a grande demanda o governo do estado prioriza a excelência nos atendimentos e realiza alguns investimentos na estrutura física da unidade e contratação de novos servidores, estão em processo as etapas finais para provimento de novos profissionais por meio de concurso público realizado no final de 2017.

Núcleos Regionais

Os Núcleos Regionais funcionam nos seguintes endereços: Universidade Federal do Acre (UFAC), Faculdade da Amazônia Ocidental (FAAO), Sobral, Central de Serviços Públicos (OCA) e no Núcleo da Família situado no Fórum Barão do Rio Branco, no centro da capital.

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