Parceria proporciona melhorias em escola rural de Epitaciolândia

Escola irá beneficiar aproximadamente 150 crianças e jovens (Foto: Stalin Melo/SEE)

Uma parceria entre o governo do Acre, a prefeitura de Epitaciolândia e o empresário Fábio Medeiros vai garantir mais qualidade da educação para crianças e adolescentes que residem nas comunidades Filipinas, Rubicom e Porvir, com a entrega da escola rural Maria Cristina Nogueira de Medeiros.

Por iniciativa própria, o empresário construiu a escola rural dentro da sua propriedade, a Fazenda Filipinas, que a partir de agora terá uma gestão compartilhada entre o governo, por meio da Secretaria de Educação e Esporte (SEE) e da prefeitura do município.

A escola é dotada de duas salas de aula, banheiros masculino e feminino, sala de professores e uma cozinha equipada para atender aos alunos.

Todo o mobiliário, além dos professores que já trabalham na escola, é do Estado. A prefeitura de Epitaciolândia assumiu o compromisso de construir mais três salas de aula.

A meta da escola rural é atender alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que já está funcionando, turmas do Quero Ler e do Programa Asas da Florestania.

Ao todo, serão aproximadamente 150 crianças e jovens dessas comunidades a serem contempladas.

O Instituto Dom Moacyr (IDM) também estará presente nas atividades e no dia-a-dia da escola oferecendo cursos profissionalizantes aos moradores das comunidades.

Os três primeiros a serem ofertados serão de Horticultura Orgânica, Básico de Informática e Corte e Costura.

Na solenidade de inauguração da escola estiveram presentes a diretora de Gestão, Rosária Sólon, representando a SEE, o empresário Fabio Medeiros, a diretora do IDM, Rita Paro, a coordenadora do núcleo da SEE em Epitaciolândia, Neide Lopes, o presidente da Associação Rubicom, Rosimar Menezes e o prefeito Tião Flores.

Escola é dotada de toda a infraestrutura necessária para atender aos alunos (Foto: Stalin Melo/SEE)

Benefícios às comunidades

Neide Lopes destacou a importância da parceria que, a partir de agora, permitirá atender comunidades que existem no entorno da Fazenda Filipinas.

“Temos uma demanda de alunos muito grande. Temos alunos do EJA, do Quero Ler, do Asas da Florestania e, tenho certeza, vai melhorar a qualidade da educação aqui na zona rural de Epitaciolândia permitindo também ao professor realizar um bom trabalho”, afirmou.

O presidente da associação de produtores rurais da comunidade Rubicom, Rosimar Menezes, também destacou a parceria, frisando que a construção de uma escola rural era um sonho dos moradores.

“Só temos a agradecer pelo esforço que tem sido feito pela nossa região e isso é um sonho, que essa escola funcione para atender às nossas crianças. O proprietário aqui da fazenda,o Seu Fábio, nos procurou e a gente não mediu esforços para que isso pudesse estar acontecendo”, disse.

Entre os cursos a serem oferecidos pelo IDM está o de meliponicultura (Foto: Stalin Melo/SEE)

Gerando renda

Na década de 80, antes de a família do empresário Fábio Medeiros adquirir a fazenda Filipinas, em 1986, havia uma escola rural nas proximidades que, à época, foi desativada pela prefeitura de Xapuri. Depois, com o passar do tempo, a prefeitura colocou ônibus escolar para atender aos estudantes.

“Mas eu achava muito pesado para as crianças pequenas, ter um deslocamento grande até a cidade, sem segurança, longe dos olhos dos pais, e foi pensando também nessa segurança que construímos essa escola”, explicou.

Além da grade curricular, ela também irá oferecer cursos profissionalizantes. “É fazer a criança entender que lá onde ela mora, na colônia, pode produzir alguma coisa e gerar renda ficando aqui mesmo na zona rural, enxergando um potencial de produção, e o IDM vem muito anos ajudar”, enfatizou o empresário.

Cursos que serão oferecidos pelo IDM

  • Horticultor orgânico;
  • Corte e costura;
  • Informática básica;
  • Avicultor;
  • Viveirista – oficina;
  • Meliponicultor – oficina;

 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest