Parceria público-privado-comunitária fortalece cadeias produtivas do Acre

Josefa acreditou no projeto da avicultura e tornou-se sócia da Acreaves (Foto: Kennedy Santos)
Josefa acreditou no projeto da avicultura e tornou-se sócia da Acreaves (Foto: Kennedy Santos/Secom)

No estado, a Acreaves é um modelo de empreendimento consolidado, e a Dom Porquito também se revelou como a grande aposta do setor econômico nos próximos anos. Isso porque as duas empresas adotaram o mesmo modelo de gestão, que envolve o público, o privado e o comunitário.

No caso da primeira, os produtores envolvidos atualmente são sócios da empresa. Futuramente, as famílias que estão no projeto da suinocultura também terão parte das ações da indústria. Nos dois modelos, as três esferas têm igual importância no processo de construção da nova classificação de produção rural e familiar.

De acordo com o diretor-presidente da Acreaves e da Dom Porquito, Paulo Santoyo, isso só foi conquistado graças ao amadurecimento das cadeias produtivas, com o conhecimento dos produtores acerca dos financiamentos que lhes são disponíveis.

A criadora investiu no segundo galpão de engorda de pintos (Foto: Kennedy Santos)
A criadora investiu no segundo galpão de engorda de pintos (Foto: Kennedy Santos)

A produtora e sócia da Acreaves, Josefa de Oliveira Lopes, comemora o fato de que, além dos ganhos que já têm com a engorda dos pintos que entrega para a empresa, ainda poderá comprar mais ações junto à cooperativa, que hoje possui mais de 80 cooperados.

Em sua propriedade de 30 hectares no ramal do 13, no quilômetro 2 da Colônia Floresta, em Brasileia, ela, os filhos, genro, nora e marido entraram no projeto de avicultura em 2007, quando o governo entregou o primeiro galpão à família. Com os lucros da engorda dos pintos que a Acreaves entrega e depois recolhe, ela financiou o segundo galpão, que agora funciona num sistema automático.

Para Josefa, acreditar no projeto é o primeiro passo para o sucesso. “Tem que acreditar que vai dar certo, mas tem que dedicar tempo nisso. Para mim e para minha família, essa parceria com o governo e a Acreaves foi muito boa e ajudou bastante. Temos crédito, já conseguimos melhorar nossa casa e comprar nosso carro”, conta.

I Encontro das Cadeias Produtivas Sustentáveis  

Suinocultura será uma das cadeias produtivas temáticas do encontro (Foto: Angela Peres/Secom)
Suinocultura será uma das cadeias produtivas temáticas do encontro (Foto: Angela Peres/Secom)

Para discutir as novas oportunidades econômicas no estado, será realizado nos dias 29 e 30 deste mês o I Encontro das Cadeias Produtivas Sustentáveis do Alto Acre, em Brasileia. Um ciclo de palestras inicia as atividades, que se encerram na segunda-feira, 30, durante a inauguração do frigorífico Dom Porquito.

Além da avicultura e da suinocultura, outras áreas, como piscicultura, pecuária, extração de castanha e outras, serão abordadas no encontro realizado pelo governos estadual e federal, em parceria com a Federação das Indústrias do Acre (Fieac), da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado Acre (FAEAC) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Acre (Sebrae).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter