Empoderamento feminino

Parceria visa ampliar inclusão socioprodutiva de mulheres no interior do Acre

A execução do projeto será iniciada nos próximos meses (Foto: Luciano Pontes/SEPMulhres)

Mais do que terapia ocupacional, inclusão socioprodutiva e crescimento econômico feminino são as bases do projeto de construção dos viveiros de plantas e hortaliças, acordado entre as secretarias de Estado Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) e a de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres), nesta quinta-feira, 10.

Durante uma reunião entre os gestores das pastas, foi definida a implantação de três viveiros nos Centros Especializados de Atendimento à Mulher (Ceam) de Cruzeiro do Sul, Brasileia e Sena Madureira.

Os CEAMs são espaços de atendimento social, psicológico e orientação jurídica que proporcionam o fortalecimento da mulher, resgatando sua cidadania e, muitas vezes, a cessação de situações de violência.

Segundo a gestora da SEPMulheres, Concita Maia, a parceria amplia os serviços ofertados pela rede de atendimento. “Ao mesmo tempo em que podem tratar seus traumas e ocupar seu tempo com terapias ligadas ao meio ambiente, elas também poderão usufruir desses espaços para melhorar a alimentação familiar e se apropriarem de uma profissão”, salientou.

João Thaumaturgo Neto, secretário de Produção, complementa: “essa é uma atividade de fortalecimento das mulheres junto à produção. De forma que quando elas forem em buscas de seus direitos, também tenham acesso as políticas de desenvolvimento sustentável”, frisou.