Parcerias público-privado-comunitárias se consolidam no Acre

Representantes da GIZ, MDA, MMA, Conab conhecem experiências público, privada, comunitária no Acre (Foto: Leônidas Badaró)
Representantes da GIZ, MDA, MMA, Conab conhecem experiências público-privada-comunitárias no Acre (Foto: Leônidas Badaró)

O Acre tem se tornado referência quando se fala em parceria do poder público, com a iniciativa privada e organizações comunitárias. Exemplo disso é que nesta terça-feira, 24, representantes da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) estiveram reunidos com uma equipe da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) para conhecer algumas dessas experiências.

A GIZ desenvolve trabalhos em conjunto com o governo federal por meio dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Meio Ambiente (MMA) e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).  Representantes desses órgãos parceiros estão visitando vários estados da Amazônia para conhecer experiências nas áreas de abastecimento e comercialização.

“Queremos conhecer iniciativas que são referência. O Acre tem uma expertise com parceria público-privada-comunitária que, para a gente, funciona como alavancagem na área de comercialização”, afirma Tatiana Balson, assessora técnica da GIZ.

Investimentos que fazem do Acre referência

O coordenador das Cadeias Produtivas da Seaprof, Diogo Sobreira, citou alguns investimentos que atraem a atenção da organização alemã. “Nós temos a Cooperacre, que se tornou a maior cooperativa de extrativistas do país. Outros bons exemplos são o Complexo de Piscicultura, aqui em Rio Branco, e a AcreAves e a Dom Porquito, no Alto Acre. Esse é o reconhecimento do trabalho realizado pelo governo, que vem mudando a vida dos produtores rurais e gerando emprego e renda nas indústrias”, afirma.

O frigorífico da Dom Porquito, considerado um dos mais modernos do país, será inaugurado na próxima segunda-feira, 30, com a presença do ex-presidente Lula, como parte da programação do Encontro das Cadeias Produtivas Sustentáveis do Estado do Acre, realizado pelo governos do Estado e federal, em parceria com a Federação das Indústrias do Acre (Fieac), da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado Acre e Sebrae.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter